Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.05.2019

5 motivos para escovar a língua: confira algumas razões pelas quais esse hábito de higiene bucal é tão importante

Expert

Débora Teixeira

Débora Teixeira

CRO-RJ 46583

Cirurgiã-dentista da Clínica Odonto Clean e especializada em odontologia hospitalar.

Durante a higiene bucal você lembra de escovar a língua? Além dos dentes, os restinhos de alimentos e a placa bacteriana também se acumulam nessa região da boca e, quando não a limpamos, acaba-se desenvolvendo a halitose - também conhecida como mau hálito. Se você ainda não ficou convencido da importância desse hábito, o Sorrisologia entrevistou a dentista Débora Teixeira que listou 5 motivos para escovar a língua e manter seu ambiente bucal bem refrescante.

1) Dar um fim na saburra bucal!

A especialista conta que a boca é a primeira etapa do sistema digestivo e os resíduos que se acumulam na língua durante as refeições, com o passar do tempo, somado à falta de limpeza da região, resulta na formação de uma massinha branca ou amarelada no lado posterior da língua. “Essa camada, chamada de saburra lingual, é formada a partir do acúmulo de restos de alimentos, de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca”, explicou. O problema é que essa sujeira toda é o motivo para o alojamento de bactérias, fungos e responsável por 90% dos casos de halitose. Para evitar essa situação, basta escovar a língua muito bem em toda a higiene bucal.

2) Prevenir a proliferação de bactérias e fungos

Escovar a língua é importante até mesmo para a saúde do nosso corpo. “Sendo a boca a porta principal para algumas doenças sistêmicas, uma higienização completa nos previne contra a entrada de bactérias e fungos em nosso organismo por via oral”, atentou Débora. Por isso, não esqueça: a limpeza completa da boca não se resume apenas na escovação dos dentes, mas também na dos tecidos moles - isso conta as gengivas, céu da boca e a língua.

3) Manter seu hálito sempre refrescante

Outro ponto positivo é que esse ritual também é muito importante para a autoestima do paciente, já que elimina o mau hálito, evitando constrangimentos pessoais. Desta forma, a dentista ensina como a faxina deve ser feita: “A higienização precisa ser praticada sempre durante ou após as escovações, é importante o uso de alguns instrumentos no auxílio da limpeza como escovas e limpadores linguais”, indicou.

4) Para que sua língua fique rosada!

Para saber se você está praticando uma boa higiene bucal, basta reparar na cor da sua língua! Se ela estiver com uma cor rosada, significa que está bem saudável. Por outro lado, a profissional lembra que alguns especialistas afirmam que um aspecto meio esbranquiçado pode até ser comum, mesmo para quem escova a língua.

5) Prevenir a formação de cáries e da periodontite

Manter a língua bem escovada também previne a formação de doenças dentais, como a própria cárie e a periodontite. Esses problemas são muito perigosos, pois podem deixar seus dentes com sensibilidade, retração gengival podendo resultar até mesmo na queda. Mas a dentista tranquiliza a situação, dizendo que: “Ambos os desconfortos podem ser evitados com uma correta higienização bucal com a escova e o limpador de língua, mantendo a boca limpa e saudável”, finalizou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Débora Teixeira - Cirurgiã-dentista especializada em odontologia hospitalar
Nova Iguaçu - RJ
CRO-RJ 46583

Mais Matérias: Saúde Bucal
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para gengivite
Saúde Bucal
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para...
Além dos dentes, a gengiva é uma parte da arcada dentária que guarda muita sensibilidade. Esse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais sobre o procedimento
Saúde Bucal
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais...
O diastema não é uma doença bucal , como a cárie, a gengivite ou a periodontite. Na...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na odontologia
Saúde Bucal
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na...
A tecnologia e a odontologia andam lado a lado. As novas técnicas podem ser usadas para tratar uma...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Saúde Bucal
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Dentre as doenças mais comuns - e graves - que podem atingir a sua saúde bucal, a periodontite é uma das mais conhecidas. O quadro, que é caracterizado como um avanço da gengivite, é resultado da falta de cuidados bucais ao longo da vida. Grande responsável pela perda dentária, a periodontite pode...
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do acessório
Saúde Bucal
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do...
Não é novidade para ninguém que o aparelho ortodôntico é uma das grandes apostas para quem busca um sorriso alinhado. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o aparelho móvel também é um grande aliado nesse processo. Justamente por isso, é importante saber que esse tipo de...
Dentistas: conheça alguns dos profissionais que mais contribuem para o Sorrisologia!
Saúde Bucal
Dentistas: conheça alguns dos profissionais que mais contribuem para o Sorrisologia!
O dentista é aquele profissional que faz de tudo para te ver sorrir. Além de tratar de doenças bucais, como a cárie , gengivite e periodontite, ele também realiza cirurgias, que nem a extração de dente siso, procedimentos de profilaxia (a famosa limpeza feita no consultório) e até...