Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
09.03.2016

5 mitos e verdades que você precisa saber sobre implantes dentários

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.
Produto Relacionado:

Acidentes ou descuidos acontecem. Quando falamos de saúde bucal isso pode causar a queda de algum dente. Apesar de ser uma situação chata não está tudo perdido. O implante dentário pode ser colocado no momento seguinte para devolver a harmonia do sorriso e os resultados são excelentes. No entanto, muitas dúvidas surgem a respeito desse procedimento. O Sorrisologia convidou o implantodontista Sérgio Siqueira para esclarecer tudo que é mito e verdade sobre implantes dentários. Sorria e livre-se das dúvidas.

Colocar implante dói?

Mito. Durante a intervenção o paciente não sente nenhuma dor. Graças ao poder da anestesia, é possível passar por procedimentos cirúrgicos odontológicos de forma tranquila e despreocupada. Entretanto, o profissional ressalta que depois a pessoa é capaz de sentir alguns incômodos por conta da manipulação dos tecidos. "Nos dias seguintes à cirurgia pode ocorrer algum desconforto que normalmente é controlado com uso de analgésicos ou anti-inflamatórios", orienta o profissional.

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Verdade. O que é muito bom e um grande avanço na Odontologia. Sérgio conta que há 25 anos o paciente demorava um bom tempo para concluir um implante dentário. "Uma pessoa que perdesse o dente ficaria 12 meses aguardando a reparação do alvéolo dental. Após esse tempo, o implante então era instalado e esperava mais 6 meses para depois fazer a prótese. Levaria quase 2 anos para reabilitar a área", esclarece ele. Imagina conter a ansiedade para isso? Hoje, em casos selecionados, a reabilitação pode ser feita no mesmo dia, com o implante de carga imediata.

Pacientes que não têm osso podem receber implantes?

Verdade. Porém, não de imediato. "Se não existe osso para instalação de implantes em posição ideal, uma cirurgia de enxerto ósseo pode ser recomendada previamente na área em que o implante é indicado", destaca o especialista. É importante que o intervalo entre a colocação de enxerto e o implante seja respeitado. "Cada material de enxertia tem um tempo ideal de incorporação pelo corpo para em seguida receber o implante", completa ele.

Os implantes podem rejeitar?

Mito. Não existe rejeição de implante pelo organismo. "O corpo humano rejeita células estranhas, como em um transplante. O implante dental é um corpo inerte que o organismo aceita", explica o especialista. O que pode acontecer em caso de falha após a cirurgia é uma contaminação ou infecção. Mas você pode evitar isso escolhendo um profissional qualificado para realizar o procedimento. Fique atento e informe-se!

Qualquer pessoa pode fazer implantes dentários?

Mito. É necessária uma consulta de avaliação inicial para verificar se o espaço entre os dentes, abertura da boca e as condições de saúde geral e bucal estão aptas para o procedimento. O profissional solicita alguns exames de imagem que indicam se o implante se encaixa no osso.

"Parece estranho que onde cabia um dente pode não caber um implante, mas, às vezes, especialmente quando se passou muito tempo com a ausência do dente, pode ter ocorrido reabsorção óssea, o que impede a instalação do implante", conclui. Não perca mais tempo e na falta de um ou mais dentes, verifique o quanto antes a possibilidade de um implante pelo bem do seu sorriso e saúde.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346

Mais Matérias: Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes dentários em titânio
Implante Dentário
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes...
Não dá para negar: a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é revolucionar a área da saúde. Na odontologia, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento....
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Implante Dentário
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário . Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5...
O que pode causar a perda de um implante? Saiba mais sobre a peri-implantite
Implante Dentário
O que pode causar a perda de um implante? Saiba mais sobre a peri-implantite
O implante é uma ótima alternativa para quem perdeu os dentes , mas é preciso ter em mente que...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146