Usar aparelho nem sempre é a experiência mais confortável do mundo - são peças que podem quebrar, restrições alimentares que você deve seguir, é preciso escovar os dentes com ainda mais cautela… Admita: nem sempre você seguiu essas recomendações e acabou tendo que mentir para seu dentista, porque quebrou o aparelho. É importante lembrar que transformar isso em um hábito pode prejudicar seu tratamento, viu?

Reunimos algumas das histórias que os dentistas mais ouviram de seus pacientes para te lembrar de que, sim, esses profissionais prestam atenção a cada detalhe do tratamento ortodôntico! Você já contou alguma delas?

1) Não assumir a culpa quando um braquete soltava por conta de algo que você comeu

Quem já fez um tratamento ortodôntico sabe que, para o sucesso dele, é necessário abrir mão de alguns alimentos durante um tempinho. Pipoca, amendoim e outras comidas muito duras podem danificar as estruturas do aparelho - mas quem disse que você seguiu essas regras, né? Se um braquete aparecesse quebrado ou solto por conta da comida, você dizia ao dentista que só tinha se alimentado se sopa...

2) Os elásticos estão manchados, mas não por algo que você comeu ou bebeu

Os elásticos ortodônticos também são importantes para o sucesso do tratamento, mas costumam incomodar quem está começando a usar aparelho. Assim como no caso dos braquetes, o elástico também pode ser danificado por alguns alimentos mas, mais uma vez, isso não te impediu. Quando o dentista perguntava sobre os elásticos manchados, você nem pensava em comentar sobre o refrigerante ou café que andou tomando.

3) Fazer a limpeza do aparelho ortodôntico corretamente - só que prestes a entrar na sua próxima consulta

Você se confundiu com as datas e esqueceu de que sua próxima consulta com o dentista estava mais próxima do que imaginava: seria naquele mesmo dia e dali apenas a alguns minutos. Para piorar, justamente nesse dia, você provavelmente aproveitou a “folga” entre as consultas para comer algo que não devia. Quem nunca fez a higienização correta do aparelho - com direito a fio dental e tudo - na sala de espera do consultório, que atire a primeira pedra!

4) Não admitir que tirou as borrachas na parte de trás ou os elásticos do aparelho

Quase todo mundo que usou um aparelho ortodôntico conta que sofreu com as borrachas na parte de trás da boca, sem falar dos famosos elásticos. O incômodo que eles podem causar são uma das principais reclamações sobre o tratamento - e, admita, você provavelmente tirou essas pecinhas do lugar mais de uma vez. Se o dentista perguntasse algo a respeito, no entanto, você negava esse detalhe até a morte!

5) Mentir sobre usar a contenção todas as noites

Também é supercomum que, depois de terminar de usar aparelho, o paciente precise usar uma contenção - acessório que tem a função de garantir que os resultados do tratamento sejam mantidos. Quem usava a contenção móvel, principalmente à noite, já tentou esconder do dentista que foi dormir algumas - ou várias vezes - sem ele.