Quando o assunto é a nossa saúde, alguns hábitos de higiene são essenciais para garantir um bom funcionamento do organismo e, principalmente, evitar a transmissão de bactérias e vírus, como a COVID-19. Mas além de atitudes simples, como lavar as mãos e tomar banho, é preciso ter uma atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com a especialista Camila Sodré que revelou os principais cuidados para fazer a sua higiene da maneira certa e recomendada.

Hábitos de higiene garantem uma vida saudável

A especialista não deixa dúvidas: ter bons hábitos de higiene é importante para prevenir possíveis doenças ou contaminações. Sendo assim, a prática de manter os cuidados com a higiene pessoal deve ser introduzida desde cedo na vida das pessoas, de preferência durante a infância, para garantir que serão mantidos por toda a vida. “Apesar de estarmos em um momento que nos lembra sempre de mantermos a higiene devido ao coronavírus, esses hábitos devem sempre existir para nos prevenirmos diariamente”, explica.

Entenda a importância da higiene bucal para sua saúde

Ainda que algumas pessoas não saibam, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com agentes externos, sendo a porta de entrada para bactérias e vírus prejudiciais à saúde. Nesse sentido, a especialista alerta: não devemos deixar de higienizar a nossa cavidade oral. “Na boca, existem diversos microrganismos que fazem parte da nossa flora oral. Entretanto, o acúmulo de resíduos pode causar o desequilíbrio dessa flora, resultando na proliferação desses e outros microrganismos, inclusive os patogênicos”, afirma. Por isso, é fundamental manter a higiene bucal em dia para evitar esse problema.

Veja algumas atitudes do dia a dia que são fundamentais para a sua saúde

A prevenção é o melhor remédio! A maneira mais eficaz de cuidar do seu bem-estar e evitar uma série de doenças é incluindo alguns hábitos simples na sua rotina. Confira abaixo:

- Escovar os dentes três vezes ao longo do dia, incluindo o uso de fio dental;
- Tomar banho diariamente;
- Lavar bem as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos antes das refeições, ao chegar em casa e, principalmente, depois de utilizar o transporte público ou particular;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Não tocar a região do rosto (olhos, boca e nariz) com as mãos sujas ou não lavadas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419