Ninguém gosta de saber que está com cárie. Essa doença bucal, além de causar dor e sensibilidade dentária, também é responsável pela destruição das estruturas do dente, podendo motivar a perda total do elemento. Para não quer ter uma lesão dessa no seu sorriso, o melhor jeito é conhecendo bem o inimigo. Foi pensando nisso que o Sorrisologia listou 5 fatos que você precisa saber sobre a cárie!

1) A cárie não surge no seu dente do nada

Se você pensa que a cárie nasceu em um dos seus dentes sem razão alguma, está totalmente enganado. Essa lesão surge devido a uma série de motivos, entre eles o consumo de alimentos com alto teor de açúcar, a falta de higiene bucal e a escovação incorreta que acabam causando o acúmulo de bactérias.

2) Refrigerante, chocolate e alimentos salgados também podem causar cárie

Uma alimentação rica em açúcares é a maior causa da proliferação da doença. A principal fonte de energia para as bactérias causadoras dessa lesão vem do açúcar que, além dos alimentos doces e ácidos (como o chocolate e o refrigerante), também pode vir das comidas salgadas, como massas e pães - que também se transformam em açúcar quando fazem a digestão no organismo.

3) A cárie nem sempre aparece na parte de fora do dente

Você tem o costume de fazer o autoexame bucal com regularidade e nunca encontrou uma cárie nos seus dentes? Isso é um bom sinal, mas, não se engane apenas com o que os seus olhos não conseguem enxergar. A lesão também pode ser interna (conhecida como cárie oculta), que acontece quando a cavidade ultrapassa rapidamente o esmalte dental e as bactérias alcançam a dentina tomando conta da parte interior do dente.

4) O melhor tratamento da cárie é a restauração dentária

A cárie é um dano para o seu sorriso. Por isso, o melhor tratamento para esse problema é a restauração dentária - um procedimento que reconstrói o dente que sofreu alguma fratura, como a cárie, devolvendo as suas características e funções. O procedimento pode ser feito com resina composta - que é mais frágil, porém deixa melhor esteticamente - ou com amálgama - que é uma estrutura metálica mais resistente.

5) Para prevenir a cárie, você precisa ir ao dentista e fazer uma boa higiene bucal

A prevenção da cárie é mais simples do que o seu tratamento: você só precisa seguir uma boa rotina de higiene bucal e ir ao dentista regularmente (a cada seis mês ou uma vez por ano) para fazer limpeza e outros procedimentos necessários que ajudam a evitar o acúmulo de bactérias. Além de escovar os dentes, você também precisa passar o fio dental, fazer bochecho com enxaguante e escolher uma escova macia e um creme com ação anti-cárie.

Agora que você conhece os principais fatos sobre a cárie, vai ficar mais fácil de proteger seu sorriso da doença!