O sistema nervoso está interligado com todo nosso organismo, até mesmo com a nossa saúde bucal. Se você está sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais, muito provavelmente também vai ter complicações bucais por consequência disso. Para entender melhor esse assunto, o Sorrisologia listou 5 doenças orais que podem ter relação com nosso psicológico. Dá só uma olhada!

1. Cárie 

Muita gente vê a cárie somente como aquele pontinho escuro no dente, mas, no fundo, essa doença acaba sendo muito mais que isso. Ela é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Com o tempo, essas bactérias vão evoluindo, corroendo as camadas dos dentes, o que pode trazer graves consequências, como uma pulpite, por exemplo. Quem sobre de problemas emocionais, como ansiedade, pode ter uma cárie por falta de uma boa higiene bucal - já que muitas pessoas que encaram esse problema acabam negligenciando esse cuidado.

2. Periodontite

A periodontite é uma doença infecciosa e bacteriana que afeta os tecidos e ossos de suporte dos dentes. Ela também é conhecida como o estágio mais avançado da gengivite, que envolve a perda de osso em volta do dente, mais especificamente na raiz dele, onde é sustentado. Ela também pode acontecer com a ausência dos cuidados bucais.

3. Gengivite 

A gengivite é caracterizada por uma inflamação no tecido gengival que deixa a região mais frágil e suscetível a sangramentos, principalmente durante o ato da escovação. Esse quadro é formado a partir do acúmulo de placa bacteriana que não é removido corretamente na hora de higienizar os dentes.

4. Bruxismo

O bruxismo é uma atividade parafuncional que causa o apertamento ou ranger dos dentes. Esta atividade é realizada pelos músculos da mastigação e por não apresentar nenhuma função, pode trazer diversas consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes dentários, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular. A principal causa do bruxismo vem a ser problemas psicológicos, especialmente a ansiedade.

5. DTM

Quando a ATM sofre algum tipo de alteração esse problema é classificado como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). Os principais sintomas dessa complicação são mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca. Embora seja um quadro comum, esse transtorno é pouco conhecido e, por isso, pode demorar a ser identificado. Pessoas com quadros de ansiedade e depressão são aquelas que mais sofrem com a DTM.