Passar o dia na rua às vezes é um verdadeiro inconveniente para sua saúde bucal e para o seu hálito. A verdade é que com a correria do dia a dia acaba se tornando mais difícil manter um bom hábito de higiene bucal e é muito comum que muitas pessoas não consigam realizar uma limpeza totalmente eficaz durante a semana. Mas mesmo que os cuidados com o seu sorriso não sejam os mesmos de quando você está em casa, é totalmente possível ficar longe do tão temido mau hálito nesse meio tempo. Fique de olho nas dicas que o Sorrisologia preparou e saiba como se livrar de situações embaraçosas que esse cheiro ruim pode causar!

1) Carregue sempre um kit de higiene bucal na bolsa

Se você é do tipo que passa o dia literalmente andando de um lado para o outro na rua, isso com certeza pode te ajudar a não se descuidar totalmente da saúde dos seus dentes. Dar um pulinho no banheiro do shopping ou do restaurante em que você almoçou não precisa ser algo demorado, mas a escovação é uma atitude importante para eliminar todos os restinhos de comida que podem ter ficado na sua boca. Agora se você tem o hábito de almoçar na própria empresa, melhor ainda! Certamente tem um banheirinho que você pode usar depois do almoço para dar uma atenção especial ao seu sorriso, não é mesmo? Pode ser que nem sempre você ande com uma bolsa ou mochila com espaço para um kit completo de higiene, mas pelo menos uma escova de dentes e um creme dental são essenciais para limpar os seus dentes e deixar sua boca com um hálito mais agradável.

2) Evite alguns tipos de alimentos

Você já deve estar careca de saber que alimentos considerados odoríferos, como o alho e cebola, são uns dos principais motivos para a alteração do hálito, né? O cheirinho acaba se tornando inevitável, por mais gostosos que eles sejam, e a única maneira de contornar isso é fazer uma escovação logo em seguida. Mas você sabia que existem também outros tipos de alimentos que podem influenciar nesse quadro também? Pois aperitivos ricos em proteína e gordura animal, como o salame e a mortadela, ou até mesmo os queijos amarelos consumidos em excesso, também podem ser responsáveis pelo mau cheiro. Portanto, se a ideia é ficar longe do mau hálito, uma boa ideia é ficar longe de uma alimentação que contenha esses produtos.

3) Beba bastante água

Um líquido e muitos benefícios! A água, além de ser ótima para dar aquela hidratada no seu organismo e ajudar no processo de digestão, também é um excelente componente para afastar a halitose. Beber bastante água ajuda a evitar o ressecamento da boca, já que a sensação de boca seca pode ser uma das causas para que o cheirinho ruim se manifeste quando você menos esperar. Então nada melhor do que andar sempre com uma garrafinha do lado para matar sua sede e fugir do mau hálito!

4) Alimente-se de 3 em 3 horas

A recomendação para comer de 3 em 3 horas não serve apenas para evitar uma alimentação desequilibrada, viu? É claro que isso conta bastante na hora de saciar a fome de forma correta e sem exageros, mas a verdade é que o jejum prolongado também pode acabar provocando um odor indesejado bem no meio do seu dia. Ninguém quer isso, né? A dica é levar sempre uma barrinha de cereal ou um fruta na bolsa para cumprir isso.

5) Um chicletinho sem açúcar às vezes pode ajudar

Apesar de não ser uma alternativa que substitua uma boa higiene bucal, um chicletinho pode cair bem quando você sente que o mau hálito está querendo aparecer e você precisa dar um jeitinho nisso. “Mas chiclete não faz mal para a saúde bucal?” Calma! Apesar de o chiclete comum conter uma grande quantidade de açúcar que pode desencadear a formação de cáries, existe uma outra opção que pode substituí-lo: o chiclete sem açúcar. Além de estimular a produção de saliva, esse tipo de goma de mascar ainda deixa você com um hálito super refrescante!