Não existem dúvidas de que a escova de dente elétrica é uma ótima aliada quando o assunto é higiene bucal. Por isso, quando se trata dos dentes do seu filho, esse item é fundamental. Em diferentes formatos, com diversas cores e personagens infantis, ela pode entusiasmar as crianças na hora de escovar os dentes. Mas, se para a diversão das crianças isso faz diferença, para garantir a saúde dos dentes existem outros fatores que os odontopediatras consideram mais importantes. Quer saber quais são? Veja o que pesa nesse momento e dicas de de como escolher a escova de dentes elétrica certa para o seu filho.

1. Repare nas cerdas

Engana-se quem acredita que todas as cerdas são iguais. Os tufinhos, que são responsáveis por varrer toda a sujeira dos seus dentes, possuem diferentes texturas e tamanhos que correspondem às necessidades específicas de cada sorriso. No caso da escova elétrica infantil, o ideal é optar pelas cerdas texturizadas suaves para garantir uma boa higiene bucal para o seu filho. Além disso, vale ficar atento a quando a escova tiver de ser substituída, principalmente quando a criança tem o hábito de mastigá-la durante a escovação dos dentes.

2. Opte por uma escova elétrica fácil de segurar

Você pode não perceber, mas o formato da escova de dentes faz muita diferença na hora da higiene. Quando se trata de crianças, é preciso comprar uma escova elétrica que seja fácil de segurar e ofereça um encaixe antideslizante. Isso pode beneficiar (e muito!) no momento em que seu filho começar a escovar os dentes sozinhos. Afinal, se a criança sentir dificuldade em manejar a escova, desistir de usá-la pode virar uma opção.

3. Torne a escova elétrica um acessório divertido

Existem diferentes formas de estimular o seu filho na limpeza bucal diária. Escolher uma escova de dentes com o design do seu personagem favorito, por exemplo, é uma delas. Acredite: se escovar os dentes for uma atividade divertida para a criança, é bem provável que passe a ser um hábito na sua rotina.

4. Existe uma escova elétrica ideal para cada fase do seu filho

A escova de dentes elétrica é uma boa aliada para cuidar dos dentes e da gengiva do seu filho. Mas, é importante lembrar que, a criança deve ter no mínimo três anos de idade para começar a usar esse modelo. Além disso, existem tipos de escova elétrica que foram feitas especialmente para cada fase de vida do seu filho. Entre quatro e seis anos, por exemplo, o recomendado é optar pelas escovas que possuem cerdas macias e homogêneas. A partir dos sete anos, é possível utilizar as escovas que oferecem cerdas um pouco mais duras.

5. Peça ajuda ao seu dentista

Você ainda está na dúvida sobre qual escova comprar? A forma mais eficaz de tomar essa decisão sem errar é perguntando àquela pessoa que mais entende do assunto: o seu dentista. Ele mais do que ninguém e vai saber indicar a melhor escova de dente elétrica para o seu pequeno. Aproveite o contato e tire algumas dúvidas sobre higiene bucal, desde os movimentos certos na hora de escovar os dentes até a forma de usar o enxaguante.