Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário. Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5 dicas. Dá só uma olhada:

1. Escovar os dentes com escova interdental

Além da escova de dentes comum, para manter o seu implante bem limpinho, também é importante utilizar uma escova interdental. Esse cuidado vai ajudar a complementar a limpeza já feita na escovação anterior, removendo todo o acúmulo de sujeira que ficou no espacinho entre os dentes. Com isso, conseguimos evitar a formação de tártaro na região e manter o sorriso implantado saudável por mais tempo.

2. Usar o fio dental super floss para evitar o acúmulo de placa bacteriana

Ele é uma espécie de fio dental mais indicado para quem tem aparelho ortodôntico, pontes, coroas e principalmente implante dentário. Com ele, você consegue remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil, sem precisar levar muito tempo. Sem falar que ele de adapta melhor nos cantinhos e não machuca a sua gengiva.

3. Usar o enxaguante bucal com flúor e sem álcool

Para concluir a etapa de higiene do implante, você só precisa fazer aquele bochecho caprichado com enxaguante bucal. É importante usar um produto com flúor, para prevenir o acúmulo de bactérias causadoras de cárie, e sem álcool para não provocar o ressecamento da mucosa e a diminuição da produção de saliva.

4. Evitar alimentos duros e muito crocantes para não quebrar o implante

Mastigar alimentos duros e muito crocantes é arriscado para todo mundo que tem e não tem prótese. Mas, se você não quer quebrar o dente e dar mais trabalho para o seu dentista, evite comer essas coisas. Se bater aquela vontade de comer rapadura ou quebra-queixo, por exemplo, evite morder. Corte um pedacinho pequeno e use os dentes molares para triturar, eles são mais preparados para suportar esse tipo de atrito - mas sem exageros, viu?

5. Ir ao dentista regularmente para acompanhar o implante

Da mesma maneira que você ia ao dentista antes de colocar o implante, deve continuar indo após o procedimento. Manter o contato com o profissional responsável pelo seu novo sorriso é fundamental para que o dente implantado permaneça sempre funcional e saudável. Além disso, essa consulta de rotina é importante para fazer alguns procedimentos básicos, como a profilaxia, e atualizar as regras de higiene bucal.