Seus dentes entortaram e não vão voltar pro lugar sozinhos. Por isso, o mais indicado para ter o seu sorriso alinhado de volta, é começar um tratamento ortodôntico. Mas antes de colocar os ferrinhos, bráquetes e todas as estruturas desse apetrecho, é importante saber o que esperar do seu uso. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma lista com 5 coisas que você precisa saber antes de iniciar a terapia. 

1. Você precisa ir ao dentista com mais frequência

Um dos cuidados do tratamento ortodôntico são as visitas regulares ao ortodontista, pelo menos, uma vez ao mês. Essas consultas servem para fazer a manutenção do aparelho, seja apertando algum fio, colocando algum bráquete que caiu ou apenas para acompanhar a evolução do caso. De qualquer maneira, quem usa esse apetrecho precisa ir ao especialista com mais frequência. Só assim, o tratamento vai ser eficaz e rápido.

2. Querendo ou não, a higiene bucal vai ficar ainda mais detalhada

Fique sabendo que, além da escovação feita com uma escova ortodôntica, você também vai precisar usar uma escova interdental, fio dental dental floss ou um comum com ajuda do passa fio, além de finalizar a higiene com o enxaguante bucal. Todo esse cuidado deve ser feito após às refeições ou, pelo menos, três vezes ao dia para evitar o tártaro, a formação de cáries e outros problemas bucais que podem atrasar o tratamento.

3. Você precisa evitar alimentos duros e crocantes por algum tempo

Seu cardápio também vai ficar um pouco diferenciado. Com o aparelho ortodôntico, você precisa evitar todos os alimentos duros e crocantes, como pipoca, espiga de milho, pé de moleque e por aí vai. Essa medida serve para prevenir a quebra de alguma estrutura do aparelho e não provocar o atraso do tratamento.

4. No início, o aparelho vai machucar um pouco a sua boca

Vai demorar alguns dias para você se acostumar com o seu sorriso metálico. Por isso, nesse meio tempo, os bráquetes e fios podem causar acidentes na sua boca, como cortes, aftas e feridinhas. Um bom jeito de evitar esses problemas, é usando a cera ortodôntica para cobrir as estruturas metais até o paciente se acostumar com o aparelho. Caso esse desconforto persista por mais dias, é importante procurar o ortodontista o quanto antes para fazer certos reparos.

5. Algumas manias serão inevitáveis, como passar a língua nos ferrinhos

Como foi dito, até se acostumar com todas as estruturas metálicas no interior da sua boca, vai levar um tempinho. No decorrer dos dias, com tanta novidade nos seus dentes, é comum o paciente desenvolver algumas manias, como passar a língua nos ferrinhos. Só não deixe isso se tornar um hábito, ok?

No geral, fique tranquilo! Quando você menos esperar, o tratamento ortodôntico vai ter acabo e seu sorriso ficará bonito e alinhado novamente.