Em toda consulta seu dentista avisa sobre a importância do uso do fio dental. Você até concorda, mas quando chega em casa para fazer a higiene não inclui a ferramenta na limpeza. Acha isso certo? Utilizar o fio todos os dias neste ritual é mais do que preciso, só que muita gente arranja desculpas para fugir dessa etapa. O Sorrisologia separou 5 coisas que todo mundo já pensou sobre passar o fio dental e comprova que não existem motivos para suspender o seu uso.

1 - Só preciso usar um dia sim e outro não

Você não escova os dentes todos os dias? Então é preciso fazer o mesmo com o fio dental. A produção de placa bacteriana trabalha frequentemente no interior da boca. Logo, o uso dessa ferramenta é essencial para evitar o acúmulo de biofilme e doenças decorrentes, como a cárie, o tártaro e a gengivite. Se você passar o fio dental, pelo menos uma vez por dia, de preferência antes de dormir, já é o suficiente para prevenir todos esses problemas.

2 - Para que fio dental se a escova faz o trabalho completo?

A escova de dente é muito importante para a higiene bucal. Ela que faz toda limpeza das partes da frente e de trás da arcada dentária. Mas sozinha, essa ferramenta não realiza a limpeza completa da boca, principalmente entre os dentes. Então, antes de começar a escovação, trate de passar o fio dental.

3 - Fio dental é apenas para pessoas com problemas gengivais

Não existe só um caso específico para usar essa ferramenta. O fio dental é importante para qualquer sorriso, inclusive para quem tem problemas gengivais ou periodontais. Quem não é portador dessas inflamações, deve usar todos os dias para prevenir. Se o utensílio te incomoda de alguma maneira, fale com seu dentista para indicar o melhor modelo.

4 - Não preciso usar já que não comi nenhum alimento que grude nos dentes

Você é aquele tipo de pessoa que só usa o fio dental quando acaba de comer pipoca? Aquelas casquinhas grudadas nos dentes incomodam e muito, mas esse não deve ser o único motivo para utilizar o produto. Mesmo não havendo o desconforto de um alimento preso, passe o fio para tirar os demais resíduos que ficam acumulando na região.

5- Não uso fio dental porque a gengiva sangra

Um dia você estava passando fio dental quando percebeu sua gengiva sangrando. Daí em diante você nunca mais usou, pensando que poderia acontecer de novo. Muitas vezes esse sinal vermelho acontece pela força que colocamos durante o hábito, mas não quer dizer que vai ferir o tecido novamente. Se o problema permanecer, é melhor consultar um dentista. Só não deixe de usar essa ferramenta todos os dias de maneira suave e sem pressa. Sua saúde bucal agradece.