Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
16.09.2019

5 alimentos que devem ser evitados após realizar o clareamento dental

Expert

Vinícius Barçal

Vinícius Barçal

CRO-RJ: 3979-7

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Dentística e Procedimentos Restaurados Estéticos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Capacitado em Toxina Botulínica e Preenchedores Odontológicos, tem ampla experiência e atuação na área de Odontologia, com ênfase em Reabilitação e Estética Orofacial. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Materiais Dentário da FOP - UNICAMP.

Você finalmente fez o clareamento dental e os seus dentes parecem até de outro mundo! Fazia tempo que você não os via com uma coloração tão clarinha e a vontade é de sair sorrindo para tudo e para todos. Essa sensação é boa demais, né? Mas para manter esse resultado incrível, é preciso ter alguns cuidados até mesmo com o que você come, pois alguns alimentos tendem a provocar manchas nos dentes. O odontólogo e especialista em dentística Vinícius Barçal indicou quais são eles, e alertou também para outras questões como a sensibilidade e a duração do tratamento. Confira!

Que alimentos evitar após realizar o clareamento?

Apesar de a descoloração dos dentes ser associada ao processo de envelhecimento natural do dente, Vinícius alerta que fatores extrínsecos relacionados a pigmentação da dieta alimentar também podem influenciar nesse processo. Dessa forma, o especialista sugere: “Para prolongar o efeito do clareamento deve-se manter uma higienização adequada (com escovação e fio dental) e evitar o consumo de alimentos cromogênicos, que além de amarelar os dentes, estão correlacionados com outros problemas bucais, como cáries e até mesmo o câncer bucal”. Os alimentos cromogênicos, por sua vez, são ácidos e com forte pigmentação, como:

1) Chocolate
2) Café
3) Chás
4) Refrigerantes
5) Alimentos ricos em corantes naturais ou artificiais, como beterraba e molho de tomate industrializado

Sensibilidade nos dentes pode acontecer

Além dos cuidados com a alimentação para evitar manchas após o clareamento, outra questão que também precisa da sua atenção é a sensibilidade nos dentes, que pode vir a acontecer. De acordo com o especialista, a sensibilidade é relativa a cada paciente e depende de inúmeros fatores, mas é preciso relatar isso ao profissional que cuida da sua saúde bucal para que ele tome as devidas medidas. “Estas reações não são contra-indicações para o tratamento, porém alguns ajustes devem ser feitos para minimizá-las, desde o uso de dentifrícios para sensibilidade, flúor, ajustes na concentração e tempo de aplicação do gel, até mesmo a utilização de laser terapêutico para sensibilidade após as sessões de clareamento.”

O tempo de duração do clareamento dental

Desde que o paciente cumpra todo o procedimento corretamente e siga as recomendações indicadas pelo dentista, o efeito do clareamento dental pode durar de 1 a 3 anos, no geral. “Após este período pode ser realizado tratamento de retoque do branqueamento. Comparado ao clareamento inicial, este tratamento é muito mais rápido e requer menor tempo de aplicação do gel”, indica o odontólogo. Entretanto, vale destacar que para iniciar esse tipo de tratamento, o paciente deve ter sua saúde bucal em um bom estado, com ausência de cáries e doença periodontal, além de lesões em mucosa e grande quantidade de trincas em esmaltes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os dentes?
Clareamento Dental
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os...
Não é novidade que as manchas nos dentes são o maior pesadelo entre a maioria das pessoas. Mas você sabe por que elas surgem? Ou quais são as melhores formas de tratá-las? Existem diferentes tipos de manchas e, muita das vezes, elas estão relacionados a fatores externos, como hábitos alimentares e...
O aparelho ortodôntico pode deixar os dentes amarelados? Devo fazer clareamento dental após o tratamento?
Clareamento Dental
O aparelho ortodôntico pode deixar os dentes amarelados? Devo fazer clareamento dental após o...
Quando se trata do uso de aparelho ortodôntico , é comum que alguns pacientes tenham uma série de dúvidas. Quanto tempo o tratamento vai durar? É preciso evitar alguns alimentos? Vou sentir dor? Essas são algumas das questões mais frequentes sobre o tratamento. Mas, além disso, outra...