Você chega em casa cansado e a última coisa que pensa em fazer antes de deitar na cama é escovar os dentes. Mas sabia que praticar uma boa higiene oral à noite é tão importante quanto fazer a primeira de dia? Pensa só o que não tem de bactérias que se aproveitam do seu sono para fazerem a festa e criar várias complicações bucais. E tudo isso pode ser evitado com o simples ato de escovar seus dentes antes de dormir. A dentista Heloísa Crisóstomo separou 4 dicas preciosas para você deixar a preguiça de lado e praticar essa higiene.

1- Aquela ajudinha tecnológica

"Para orientar a escovação noturna existem aplicativos para telefones celulares de controle do tempo dessa tarefa", indica a profissional. Tanto em versão Android e IOS, esses aplicativos te ajudam na higiene bucal controlando o tempo e os movimentos que o paciente precisa realizar com a escova. Você também pode ter aquela mãozinha do seu aparelho móvel, colocando um alarme específico para escovar os dentes antes de dormir. Com essas duas soluções tecnológicas, vai ser bem difícil esquecer dessa tarefa diária.

2- Escove os dentes ouvindo música

Já pensou em fazer aquela higiene bucal ao som da trilha sonora que você mais curte? Heloísa conta que este é um método que funciona muito bem. "Colocando uma música que você goste torna essa tarefa mais prazerosa". Além disso, essa técnica ajuda o paciente a praticar uma limpeza no tempo certo. "Ao escovar, você saberá mais ou menos o tempo necessário à essa tarefa, e não realizará em apenas 30 segundos, como a maioria dos pacientes".

Dica: tente escolher uma música com, mais ou menos, 2 minutos de duração, o tempo indicado pelos dentistas para escovar os dentes.

3- Peça conselhos ao seu dentista

De repente você só precisa ouvir a opinião de um profissional para perceber a importância desse ato. Durante a consulta, Heloísa sugere a prescrição de uma nova ferramenta para limpar os dentes. "Em geral, indicamos escovas com cerdas macias (para não agredir a gengiva) e cabeça pequena (para atingir todas as áreas com maior facilidade e executar movimentos curtos e delicados)". Com um kit bucal que tenha tudo a ver com seu sorriso, fica mais fácil e prazeroso realizar esse ritual higiênico.

4- Dê bons exemplos às crianças

Se muitos adultos têm aquela preguicinha de escovar os dentes antes de dormir, imagine as crianças. Nestes casos, a dentista pede mais interação entre pai e filho no momento da higiene. "Aos pais que têm o dia a dia corrido, orientamos sempre que separem um tempo à noite para fazer escovação supervisionada de suas crianças". Chamando o pequeno para fazer a higiene bucal junto com você incentiva bons hábitos na vida da criança e se torna uma técnica para o adulto levar este momento mais a sério.