Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum esquecer hábitos que não deveriam ser deixados de lado em momento algum como, por exemplo, escovar os dentes. Seja por preguiça ou por simplesmente ter esquecido a escova de dentes em casa antes de sair para o trabalho ou para dormir na casa de alguém - a falta dessa prática pode provocar algumas situações bem constrangedoras! Você já passou por alguma delas?

1. Acordar com mau hálito do lado do crush

A noite anterior foi bacana, o papo fluiu e na hora de dormir ninguém nem se lembrou de escovar os dentes. No dia seguinte, ele surge: o mau hálito matinal; e logo bate aquele arrependimento de ter deitado sem fazer a devida higiene. Para evitar que esse tipo de incidente se repita, o ideal é carregar consigo um kit de escova + creme dental sempre que for dormir fora de casa, para que a saúde bucal não traga maiores constrangimentos - até mesmo porque é fundamental escovar os dentes logo pela manhã também. Pior do que acordar com um gosto horrível na boca, é acordar com bafinho do lado do (a) crush que você está tentando impressionar, né?

2. Ficar com aquele pedacinho de feijão preso nos dentes

Uma vez ou outra, é inevitável que algum alimento - como o feijão ou a alface - fique estrategicamente preso bem nos dentes da frente. A escovação dos dentes após as refeições é a melhor maneira de evitar que inconvenientes aconteçam como, por exemplo, conversar com um colega de trabalho por um longo tempo até perceber que tem algo preso no seu dente.

3. Quando surge o mau hálito nas horas mais aleatórias (e inconvenientes) do dia

Imagine que você tem uma reunião de trabalho no final da tarde, depois de já ter almoçado e escovado os dentes e acreditando que nada vai ser capaz de estragar seu dia. De repente, a sua boca começa amargar e você sente o mau hálito começando a dar as caras… Mas você fez tudo certo, como isso é possível? É importante lembrar que escovar os dentes é um hábito que deve ser mantido regularmente e não apenas em ocasiões importantes. E além dos dentes, é preciso realizar a escovação também da língua para remover a saburra, uma pasta branca que se deposita no local e é responsável por cerca de 60% dos casos de mau hálito.

4. Ir a um encontro e ficar com a sensação de boca seca

O nervosismo que acontece na véspera de um encontro é normal e pode provocar a sensação de boca seca, mas você sabia que isso também pode ser facilitado pela falta de higiene bucal? Outra consequência da saburra lingual, além do mau hálito, é justamente essa sensação que nos faz acreditar que nem ingerindo um litro de água a boca vai voltar ao normal. Isso acontece porque o acúmulo da placa bacteriana afeta diretamente a produção de saliva, desestimulando-a. Portanto, a higienização e remoção diária do saburro é a chave para evitar esse tipo de situação.