Produto Relacionado:

Diversos fatores podem levar a modificações no sorriso. Pode ser um trauma ou o avanço da idade, existem pacientes que acabam tendo um comprometimento dos dentes. Mas isso não é um problema sem solução. Graças a métodos como a prótese móvel é possível resgatar a autoestima dessas pessoas devolvendo os elementos essenciais ao bom funcionamento da boca. Entretanto, a medida não está livre de cuidados. O dentista Denny Baetas destacou quatro desses comportamentos que devem ser seguidos. Confira!

Como funciona a prótese móvel?

A prótese móvel pode ser do tipo completa ou parcial. O tratamento é uma maneira de solucionar os espaços da arcada dentária. “Elas apoiam exclusivamente nas mucosas dos pacientes”, explica o dentista. Além disso, no caso das parciais, elas podem ficar apoiadas nos dentes remanescentes. Para os pacientes que sofreram com a perda de uma ou mais unidades dentárias, esse tipo é o mais indicado, com o intuito de uma reabilitação mais rápida.

1- Tome cuidado na hora de colocar e tirar a prótese

No casos das próteses móveis, elas podem ser manuseadas pelo próprio paciente. Por isso, esses momentos de retirada e inserção a cada uso demandam cuidados. Isto acontece, principalmente, para que as estruturas da boca não sofram com algum machucado. A hora de ir para a cama é um exemplo. “Recomendamos remover a prótese ao dormir para evitar traumatismos às mucosas”, esclarece o profissional.

2- Atenção deve ser redobrada durante a higienização

Seguir as etapas corretamente da higienização bucal faz parte da rotina de todo mundo para manter a saúde em dia. Os pacientes que usam prótese móvel precisam também ter uma atenção durante essa etapa. “Várias pesquisas apontam que usar sabão e uma escova de cerdas duras, com tamanho compatível ao da prótese, é um método bastante eficiente”, orienta o odontologista. Para ajudar na limpeza, existem diferentes dispositivos e substâncias que podem auxiliar. Alguns exemplos são as pastilhas especiais, o bicarbonato e hipoclorito de sódio estabilizada. Vale ressaltar que estes usos devem ser feitos a partir de indicações específicas do profissional.

3- Preciso deixar de comer certos alimentos por causa da prótese?

Quando o paciente começa o uso de sua primeira prótese removível demanda-se um tempo de adaptação. “Recomendamos que a alimentação apresente alimentos mais fáceis de mastigar”, ressalta o dentista. Na fase em que a prótese já está ajustada e adaptada à estrutura bucal, é possível voltar a alimentação normal graças ao aumento da eficiência mastigatória. No entanto, será percebido uma diferença comparada à época que possuía os dentes naturais. Para os alimentos pegajosos e muito duros, é preciso atenção e cuidado na hora de comê-los.

4- Não deixe de ir ao dentista

Um dos principais cuidados que não deve ser deixado de lado são as visitas ao consultório do dentista. Elas devem ser mantidas periodicamente, respeitando as datas necessárias de ida novamente. Dessa maneira, o profissional consegue ter uma acompanhamento eficaz do tratamento, avaliando a oclusão, mucosas e manutenção da prótese.