Depois de muito tempo você finalmente decidiu ir ao dentista para saber como anda sua saúde bucal. Muita gente pensa que para este momento só precisa agendar um horário e aparecer no consultório. Entretanto, existem algumas preparações que você pode seguir para tornar essa visita ainda mais proveitosa. O Sorrisologia listou 4 delas para te ajudar. Confira antes de marcar um horário com o profissional.

Achar um profissional de confiança

Sabe aquele dentista que toda sua família vai? Ele pode ser o mais indicado para você. Encontrar um profissional de confiança é o primeiro passo para ter uma boa consulta odontológica. Ele saberá fazer um bom diagnóstico, ouvir todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento, caso seja necessário. Essa dica é muito boa principalmente para quem tem medo de ir ao dentista. Não tenha vergonha e peça indicação dos seus familiares e amigos para se consultar com um bom especialista.

Identificar sintomas que possa estar sentido

Antes de agendar um horário com o dentista, faça a seguinte pergunta: por que estou marcando essa consulta? Você já viu aqui no Sorrisologia que é importante frequentar esse profissional regularmente a cada seis meses ou uma vez ao ano para evitar o surgimento problemas bucais. No entanto, é bom identificar alguns sintomas que você possa estar sentindo para que o profissional possa conduzir a consulta de forma bem específica ao problema. Dizer ao dentista seus maiores incômodos pode facilitar no diagnóstico, mesmo que seja uma dorzinha ao beber algo gelado ou quente.

Pensar em dúvidas para tirar com o dentista

Ir ao dentista e sair do consultório com dúvidas não é legal. Para não acontecer isso, tente pensar nas principais dúvidas que você tem antes da consulta, até anote em um papelzinho para não esquecer. Questões sobre como usar o fio dental ou a melhor escova para o seu sorriso, por exemplo. Não fique com vergonha de perguntar coisas que parecem simples. Lembre-se que todo questionamento é importante e pode fazer diferença quando é esclarecido.

Fazer a higiene bucal

Acredite, tem muita gente que esquece de fazer a higiene bucal antes de uma consulta com o dentista. Esse ritual é importante não só para deixar seus dentes limpos, mas para que o dentista consiga examinar toda boca da melhor forma. Além disso, se achar necessário, ele também pode te ajudar a fazer uma limpeza mais eficaz e com técnicas inovadoras. Marque logo um horário com seu profissional e não deixe de seguir todas essas dicas.