Nem sempre é uma tarefa fácil levar os filhos ao dentista pela primeira vez. Muitas crianças estranham e já tem medo do lugar antes mesmo de conhecê-lo, principalmente por causa da fama de que “dentista é ruim” - que está longe de ser verdade. Como as crianças normalmente não estão familiarizadas com o consultório de um dentista, ajudá-las a reconhecer o território é muito importante. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma matéria especial para você explicar tudo para seu filho! Depois de conhecer o conjunto odontológico, ficará muito mais fácil de fazê-lo entender como realmente funciona um consultório e como cada uma dessas ferramentas indispensáveis ao profissional podem ser grandes amigas de um sorriso saudável.

1. Cadeira odontológica

Começando pela cadeira, você pode compará-la a uma espécie de “elevador”, que é algo que a criança já está mais familiarizada. Se ela perguntar o por quê, já que não existe semelhança física entre os dois, é só explicar que, assim como o elevador, a cadeira odontológica também tem o poder de fazê-lo subir e descer, assim como o elevador. Além disso, elas costumam ser bastante confortáveis, então a criança pode ficar bem à vontade sem sentir nenhum incômodo.

2. Sugador

O sugador odontológico é uma ferramenta muito importante para o dentista e também para o paciente, já que ele elimina o excesso de saliva que se acumula na boca durante a consulta. Ele pode ser apresentado como um “aspiradorzinho”, devido à sua semelhança com o eletrodoméstico: é ele que suga a saliva da sua boca. Isso faz com que a criança não engasgue durante o tratamento.

3. Aparelho de ultrassom

Semelhante a uma caneta, esse instrumento é bastante utilizado pelos profissionais para realizar a chamada profilaxia, comumente chamada de limpeza dos dentes. O aparelho consegue remover o tártaro da superfície dentária e região interdental, além de limpar o canal radicular e remover o tecido cariado entre os elementos dentais.

4. Seringa tríplice

Para auxiliar na limpeza dos dentes, os dentistas costumam usar um aparelho chamado seringa tríplice que dispõe de jatos de água e ar independentes. Isto é, fica a critério do profissional utilizá-los em conjunto ou não. Dessa forma, eles podem ser apresentados como o “secador” e o “chuveiro” dos dentes para as crianças, ou como um spray quando forem utilizados juntos.

5. Refletor

Essencial para qualquer dentista trabalhar, o refletor pode ser comparado a uma espécie de “sol” particular dentro do consultório, já que ele emite uma luz bem forte e garante a iluminação adequada de toda a boca do paciente para que o profissional possa analisar corretamente o seu sorriso. Normalmente esse tipo de equipamento é feito com lâmpadas LED ou halógenas, apesar da recente inovação com tecnologia LED+.

6. Pedal de comando

Já o pedal de comando é uma ferramenta que permite que o dentista controle várias outras ferramentas dentro do consultório, podendo acionar as funções da cadeira - como subir ou descer -, a posição do refletor e, dependendo do equipamento, até mesmo indicar a rotação dos instrumentos odontológicos. Esse pedal pode ser de dois jeitos: multifuncional ou multifuncional joystick, sendo que este lembra bastante o controle de um videogame e é uma ótima analogia para apresentar esse item à criança.

7. Mesa do equipo

Comparar a mesa de equipo à qualquer outra coisa que não seja uma própria mesa é um pouco difícil, né? Por isso, basta dizer que a mesa de equipo é onde o dentista guarda tudo que é importante para ajudá-lo a cuidar dos seus dentes!