Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

"Meu filho não quer largar a chupeta". Veja como o dentista e outros profissionais podem ajudar nesse momento

Expert

Fernando Utimura

Fernando Utimura

CRO-SP 43.694

Graduado pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP e Especialista em Endodontia pela USP. Área de atuação: Odontologia Estética.

Conhecida por conseguir acalmar os ânimos de bebês, a chupeta aparece na infância de diversas crianças. Entretanto, seu uso pode acabar se tornando uma dependência, especialmente na hora de dormir, e fazer a criança deixar a chupeta de lado pode acabar não sendo uma tarefa fácil. Pensando nisso, o dentista Fernando Utimura veio destacar o papel do dentista, e de outros profissionais, nesse momento.

A chupeta pode causar problemas para a saúde bucal?

A chupeta é um poderoso item para tranquilizar os bebês. No entanto, o apego com o objeto pode acabar dificultando a separação e desuso. “O uso contínuo da chupeta após os três anos de idade pode provocar alterações estruturais no desenvolvimento da arcada dentária”, explica o odontologista. E ainda, o hábito de sucção dela pode prejudicar o alinhamento dos dentes da frente, que resultam em outros problemas, como estéticos, fonéticos e até na mastigação. Além disso, o pequeno que chupa chupeta pode ter dificuldades respiratórias, inflamações e infecções de ouvido.

A partir de qual idade a chupeta não é mais indicada?

Como foi destacado pelo dentista, de acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, é recomendado que o uso da chupeta seja eliminado até os 3 anos, e o ideal é já parar por volta dos 2 anos. “Conhecida como sucção não nutritiva, o hábito de chupar a chupeta gera a sensação de conforto que a criança tem quando está no colo da mãe”, destaca ele. Por esse motivo, a chupeta acaba se tornando um relaxante para o pequeno. Dessa maneira, o uso dela nessa época é aceitável e até benéfico.

Veja como o dentista pode ajudar nesse momento

Para alguns pequenos, é preciso uma ajuda extra para conseguir largar a chupeta. “O dentista pode ajudar nesse processo orientando os pais em como estimular a criança a entender que ela já é grande e não precisa mais da chupeta”, destaca Fernando. Uma dica é reconhecer a ação do pequeno em abandonar o item, recompensando-o com um bichinho de pelúcia, por exemplo. É importante que o presente tenha a função de trazer o conforto, assim como a chupeta.

Outras áreas profissionais também podem ajudar?

Primeiramente, os pais tentam diversos métodos “caseiros” para ajudar o filho a deixar a chupeta de lado. Porém, quando estes chegam ao fim, pode ser o momento de procurar um profissional. “Um psicólogo consegue realizar o diagnóstico e encontrar o motivo pelo qual a criança não consegue largar a chupeta”, indica o profissional. Assim, o pequeno começa a compreender que pode parar de fazer uso ou de depender, daquele objeto.

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Saúde Bucal Infantil
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Durante a infância, é comum que os pequenos desenvolvam alguns hábitos e estímulos que merecem atenção. Chupar o dedo , por exemplo, é o principal deles. Por se tratar de uma atitude ligada à amamentação, é normal que algumas pessoas acreditem que o ato de chupar o dedo seja...
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de higiene bucal
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de...
Ensinar os filhos a escovar os dentes está longe de ser uma tarefa fácil. Justamente por isso, é importante contar com todo o tipo de ajuda para tornar esse momento mais divertido. A escova de dentes elétrica, por exemplo, é uma ótima opção mais cativante do que a escova comum. Mas, antes de...
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Saúde Bucal Infantil
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que vai até os 2 anos de idade
Saúde Bucal Infantil
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que...
Engana-se quem pensa que a saúde bucal infantil só deve ser acompanhada a partir da troca dos...
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Saúde Bucal Infantil
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...