Sangramento na gengiva pode ser um sinal de alerta para a saúde do seu corpo
Ao terminar a higiene bucal, você repara uma cor bem avermelhada nas cerdas da sua escova. Isso pode ser o sorriso avisando que tem algo de errado com o seu organismo
Ao terminar a higiene bucal, você repara uma cor bem avermelhada nas cerdas da sua escova. Isso pode ser o sorriso avisando que tem algo de errado com o seu organismo

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sangramento na gengiva pode ser um sinal de alerta para a saúde

O corpo humano funciona como uma máquina. Se uma "peça" apresentar algum defeito, ela pode comprometer o funcionamento de outras áreas e seu organismo dará um jeito de avisar. Por isso a importância de conhecê-lo bem. Esse aviso pode vir de várias formas e uma delas &am

07/11/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O corpo humano funciona como uma máquina. Se uma "peça" apresentar algum defeito, ela pode comprometer o funcionamento de outras áreas e seu organismo dará um jeito de avisar. Por isso a importância de conhecê-lo bem. Esse aviso pode vir de várias formas e uma delas é o sangramento na gengiva. É comum relacionar este problema apenas à má higiene bucal, mas o dentista Flávio Luposeli garante que o sinal vermelho pode estar muito além de um problema nos dentes. "O sintoma pode indicar deficiência em outras áreas do organismo", diz. Entenda as possíveis causas do problema e fique mais atento aos sinais do seu corpo.

O que pode causar o sangramento?

Durante a escovação você repara que aquela espuma branca está ganhando uma cor mais viva e avermelhada. Você acredita que machucou um pouco a gengiva com a escova, ou antes, com o fio dental. Mas se este sangramento permanecer após a higiene bucal, pode ser o seu corpo tentando falar com você. "Isso também significa uma deficiência em outras áreas do organismo, a carência de vitamina K, leucemia, alterações hormonais, diabetes, queda de resistência e desordem hemorrágica", explica o profissional.

Mais do que um simples incômodo, esses pequenos ferimentos são uma porta de entrada para microrganismos perigosos, que podem atingir a corrente sanguínea e agravar doenças cardíacas ou respiratórias crônicas, segundo Flávio. Portanto, ao observar esse sintoma, é importante ficar atento e buscar ajuda de um profissional.

Não deixe que o problema se agrave

Tem gente que sabe da existência do sangramento, mas acaba não fazendo nada para controlar o transtorno. O dentista conta que alguns pacientes convivem por anos com a doença sem considerar que isso possa ser o indício de algo mais sério. "Embora, na verdade, ela seja um grande sinal de alerta de que alguma coisa não está funcionando perfeitamente bem".

Flávio diz que como os sintomas são considerados inocentes, é comum que os pacientes levem décadas até procurar uma orientação profissional. "Existem casos nos quais essa intervenção pode vir tarde demais". Você corre o risco de ter, inclusive, periodontite, que é o estágio mais avançado da gengivite, podendo levar a perda dos dentes.

Procure seu dentista o quanto antes

Se sua gengiva sangra, é importante ser observada de perto por um dentista. "Problemas na região podem significar desde o comprometimento dos dentes até doenças muito mais sérias". O especialista lembra que algumas estimativas apontam que cerca de 18% dos partos prematuros poderiam ser evitados se as mães tivessem tratado qualquer doença gengival corretamente. Lembre-se, uma gengiva saudável tem aparência rosada e precisa estar bem justa aos dentes. Se a sua não apresentar essas características, vá ao dentista e verifique se está tudo bem.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Flávio Luposeli - Especialista em Dentística
São Paulo - SP
CRO-SP:60866

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias