Produto Relacionado:
Fio Dental Super Floss
Fio Dental Super Floss
Compre aqui

Muito utilizado para fins estéticos ou para harmonizar o bem-estar bucal do paciente, o aparelho ortodôntico é o tratamento certo para dar fim numa má oclusão ou qualquer desarmonia no universo bucal. Se você está em tratamento ou soube recentemente que vai precisar entrar pra esse time, certamente sugiram dúvidas e que precisam ser esclarecidas. Será que o tratamento é doloroso? Existe algum risco neste procedimento? Pensando nisso, o Sorrisologia convidou o especialista Marcelo Damberg para tirar muitos pontos de interrogação da cabeça dos pacientes. 

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. "Os aparelhos removíveis, utilizamos quando as crianças estão crescendo, basicamente até uns 12 ou 13 anos. O fixo, pode ser utilizado a partir dessa idade em diante, quando podemos fazer o alinhamento de todos os dentes nascidos na boca", esclarece o profissional.

O tratamento ortodôntico é dolorido?

Marcelo diz que é comum sentir um certo desconforto nas primeiras semanas. "A pessoa precisa se acostumar com este corpo estranho na boca". Devido ao tempo de adaptação, muitas pessoas sofrem com o surgimento de algumas lesões de aftas, causadas pelo atrito do aparelho com a mucosa. "Essas aftas podem ser diminuídas ou prevenidas com o uso de cera ortodôntica especial", dá a dica.

Preciso colocar aparelho, mas estou com medo, existe algum risco?

Não precisa ter medo. Para garantir segurança e ter um ciclo ortodôntico sem preocupações, basta contar com um profissional super capacitado e que compreenda suas necessidades odontológicas e comodidades. "Após uma avaliação cuidadosa do seu caso, o profissional vai indicar o aparelho ideal para você, diminuindo, assim, qualquer risco para o seu tratamento", tranquiliza Marcelo. Outra dica preciosa é ter um acompanhamento odontológico desde criança, com o odontopediatra. Assim fica mais fácil criar um laço de confiança com este profissional.

Quais os benefícios do aparelho além da estética?

Se você pensa que este acessório ortodôntico coopera apenas para deixar o sorriso mais apresentável, está bem enganado. "O tratamento de ortodontia vai melhorar sua mastigação e vai deixar seu sorriso bonito, deixando todos os seus dentes na posição correta", garante o especialista. A ortodontia vai muito além da estética e vem alcançando o bem-estar do paciente.

Até que idade o paciente adulto pode ser submetido ao tratamento ortodôntico?

Cada dia mais os pacientes adultos estão procurando um ortodontista para garantir um sorriso bonito. "Não existe um limite de idade para o tratamento ortodôntico. Pacientes de qualquer idade podem se submeter a este procedimento, desde que tenha o osso de suporte suficiente", conclui. Mas, isso, vai depender da avaliação do profissional capacitado no assunto, ok? E você, gostou desse vídeo? Compartilhe e continue acompanhando o Sorrisologia para assistir outros episódios do Pergunte ao Dentista.