Viajar é sempre um momento divertido. Conhecer lugares novos, ver paisagens diferentes… Antes mesmo de partir para o destino, a experiência começa quando compramos as passagens, organizamos o roteiro e preparamos a mala. Muitas vezes, se deixamos para arrumá-la em cima da hora, acabamos esquecendo de itens importantes. E quando esquecemos a escova de dentes? O ideal é comprar uma nova, já que essa peça é fundamental para a higiene bucal, e sem ela não é possível realizar uma limpeza adequada dos dentes. Mas e quando não é possível comprar uma no momento? A dentista Kalina Diniz dá dicas do que deve ser feito!

Muitos problemas podem decorrer da falta de escovação

Quando deixamos de escovar os dentes, estamos colocando nosso sorriso em perigo. Muitos problemas bucais podem decorrer dessa falta de limpeza. Segundo a dentista, entre eles estão as doenças periodontais, como a gengivite, periodontite e retração gengival, que podem levar até mesmo à perda do dente. Além disso, podem ocorrer também o mau hálito, câncer e lesões malignas, cáries e canais, endocardite bacteriana e aftas.

No caso de esquecer a escova de dentes em uma viagem e não ter como comprar uma no momento, o que pode ser feito?

Apesar de não ser o ideal, algumas ações podem ser feitas para amenizar a situação nesse momento. “Em medida emergencial, na falta da escova dental, deve-se fazer alguns procedimentos para reduzir um pouco a ação bacteriana”, explica. Primeiro é preciso fazer um bochecho vigoroso com água para reduzir a acidez bucal e em seguida usar o fio dental nas faces interproximais. Além disso, você pode passar o dedo com um pouco de creme dental nas superfícies dos dentes para dar uma sensação de bom hálito. “Caso tenha enxaguatório bucal, pode também fazer um bochecho”, indica ela.

Desde que seja por pouco tempo, esse imprevisto não deve trazer problemas

Se você é uma pessoa que cuida bem da sua higiene bucal, não precisa se preocupar, esse imprevisto provavelmente não trará prejuízos para seus dentes, desde que seja por um período curto de tempo. “Caso a última limpeza dental tenha sido bem feita, deixar de fazer uma escovação dificilmente causará sérios prejuízos à saúde bucal”, afirma a profissional. No entanto, se essa situação se repetir frequentemente, o risco de cáries e problemas na gengiva pode aumentar muito.

Na hora de comprar a escova...

No momento que for comprar a escova de dentes nova, é essencial saber escolher uma que seja apropriada. Ela deve ser macia e de cordas arredondadas, com o tamanho específico para cada necessidade bucal. Além disso, é importante ter atenção ao local no qual ela será guardada. “Deve-se guardar em local adequado e sem umidade para que ela não venha desenvolver uma colônia de bactérias”, esclarece Kalina. No momento da higiene, ela indica usar um creme específico, passar o fio dental entre os espaços entre os dentes de maneira correta, higienizar a língua e fazer bochechos com enxaguatórios bucais.