Escovar os dentes é um hábito que devemos praticar diariamente após as refeições. É muito importante saber direitinho o passo a passo da escovação, mas também fazer uso das melhores ferramentas para isso. Além das tradicionais escovas manuais, existe a escova elétrica, uma alternativa tecnológica de grande ajuda para manter sua saúde bucal em dia com praticidade e agilidade. Mas você já deve ter ouvido algumas histórias sobre esse modelo e ficou se perguntando se é verdade ou mito. O Sorrisologia tira suas principais dúvidas agora!

A escova elétrica limpa mais do que a escova tradicional

Mito. Muita gente pensa que, por ser elétrica, esse tipo de escova acaba fazendo um trabalho mais eficiente do que a escova tradicional. Mas não é bem por aí. Para falar a verdade, as duas escovas se forem usadas de forma correta realizam o mesmo efeito. Por isso, nenhuma limpa mais do que a outra. A única diferença está na relação da praticidade.

A escova elétrica deve ser trocada a cada três meses

Verdade. Assim como a escova tradicional, devemos trocar a escova elétrica neste tempo ou, dependendo da escovação praticada, quando as cerdas estiverem abertas. Mas uma das maiores vantagens desta escova é a facilidade de realizar a manutenção trocando apenas o refil das cerdas, sem precisar adquirir uma escova nova. Existem refis que possuem uma tecnologia Indicator que sinaliza o momento ideal da troca sem precisar contar os meses. Mais fácil, né?

Ela é melhor para acabar com a placa bacteriana

Verdade. Existem um modelo de escova elétrica capaze de remover até 100% mais placa do que uma escova manual. Com seu sensor de pressão e sistema avançado de cerdas planas, ela elimina toda bactéria da linha das gengivas e por debaixo também, ao mesmo tempo que elimina com suavidade os restos de comida das zonas de difícil acesso. Experimente!

Esse tipo de escova é indicado para todas as idades

Verdade. Ela pode ser utilizada por qualquer pessoa, inclusivecrianças com menos de 12 anos, idosos e pacientes com habilidades motoras limitadas. Essa escova é ótima nestes casos, pois ajudam a coordenar com facilidade todos os movimentos necessários para uma boa escovação. É preciso apenas ficar de olho nas crianças no momento da higiene para não causar nenhum acidente.

A escova elétrica causa mais pressão sobre os dentes

Mito. Fazendo uma escovação suave e utilizando cerdas macias, a escova não causa nenhum tipo de prejuízo bucal para os seus dentes ou gengivas. Basta manusear com cuidado, afinal seus dentes merecem carinho, né? Pratique uma higiene oral com responsabilidade. Só assim você terá um sorriso mais bonito e saudável.