Quando sentimos qualquer problema que envolva nossa saúde bucal, o primeiro passo é procurar um dentista. Assim que chegamos no consultório, somos avaliados para saber o que de fato está se passando. Após o diagnóstico, geralmente, somos encaminhados para outro profissional, também dentista, mas que possui uma especialidade, de acordo com o problema anteriormente previsto pelo primeiro. Assim o tratamento é direcionado de acordo com as necessidades de cada caso. Você conhece as principais áreas da Odontologia e o que elas fazem?

Ortodontia

Se você já usou aparelho ortodôntico, certamente já se encontrou com esse profissional inúmeras vezes. A ortodontia é a área especializada em prevenir e corrigir estados de anormalidade no alinhamento dos dentes. Problemas como mordida cruzada, mordida aberta, diastemas, entre outros, são alguns exemplos que podem ser tratados pelo ortodontista. O profissional avalia a seriedade do quadro para dar início ao tratamento mais indicado, podendo ser a colocação do aparelho fixo ou uso do móvel.

Periodontia

A saúde bucal não depende apenas do estado dos seus dentes. A gengiva é outra área que merece tamanho atenção, principalmente por ser o tecido, também chamado por periodonto, responsável por fixar os dentes na mandíbula. Dessa maneira, a periodontia é área que cuida das infecções e inflamações nesse local, como a gengivite e periodontite. O principal causador desses problemas nas gengivas é a falta de higienização correta da cavidade bucal. Assim, além de indicar os tratamentos ideias para cada caso, o periodontista pode auxiliar o paciente a fazer a limpeza bucal ideal, incluindo técnicas de escovação e produtos adequados.

Dentística

A preocupação com a estética é recorrente entre as pessoas e tem crescido cada vez mais. E nessa lista também está incluída a saúde bucal. Pensando nisso, existe também uma área da odontologia responsável por planejar e conseguir harmonizar o sorriso dos pacientes. A dentística é quem cuida desses tratamentos. Pode ser para reparar um dente danificado ou para clarear dentes manchados, o profissional avalia cada quadro individualmente. Assim, ele indica os melhores caminhos para o paciente realizar, desde intervenções preventivas até às restauradoras.

Odontopediatria

Quando o assunto é filhos já é imaginado uma lista de preocupações, sempre pensando no bem-estar do pequeno. E isto também inclui sua saúde bucal. Para dar uma mãozinha nesse quesito, os pais podem contar com a ajuda do odontopediatra, o primeiro dentista que temos contato na vida. O profissional faz um acompanhamento do crescimento dos dentes, ajuda as crianças a transformar a higiene bucal adequada em um hábito e, para completar, ele ainda dá orientações aos responsáveis. O odontopediatra consegue transformar a primeira consulta em algo mais divertido para o pequeno, sem que ele crie medo em todas as vezes seguintes que precisa ir à uma consulta. Não deixe de procurá-lo nos primeiros anos de vida do seu filho!