Você acabou de colocar implante dentário e está todo bobo com o sorriso repaginado, não é mesmo? Mas quando chega em casa e pensa em fazer a higiene bucal fica uma dúvida, quais os melhores itens para realizar a limpeza? Talvez aquela escova que você tinha guardada não seja apropriada e o fio dental fique um pouco a desejar no início da limpeza. Para garantir eficiência neste ritual, o Sorrisologia lista todos os melhores produtos que mantêm seu sorriso implantado saudável.

Fio dental exclusivo para os seus novos dentes

Em primeiro lugar, você precisa começar a higiene com o fio dental adequado. Muita gente custa a encontrar a ferramenta certa para o seu sorriso - e se sentir à vontade com o produto é primordial para que a limpeza se torne eficiente e prazerosa. Quando falamos em implante dentário, existe um utensílio especial para o caso, que é o fio dental super floss. Ele foi feito exclusivamente para pacientes que usam aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes. Tudo isso porque remove a placa bacteriana até mesmo nas partes mais estreitas dos dentes.

O fio dental é a melhor opção para prevenir sua gengiva de muitos problemas que acometem os sorrisos implantados. "Essas doenças acontecem quando não se tem um correto controle da placa bacteriana ao redor dos implantes e das próteses", explica o implantodontista Sérgio Siqueira. Tudo se inicia com as bactérias agredindo a gengiva ao redor do implante, causando uma inflamação na mucosa, chamada de mucosite, e este problema pode progredir para o osso que sustenta o implante, refletindo em uma peri-implantite.

Escova de dentes com cerdas macias

A escovação traz muitos benefícios para os dentes e para a gengiva também. Conhecida pelos dentistas como tecido epitelial, ela é muito sensível e precisa de uma escova com cerdas bem macias para fugir de sangramentos durante a higiene e garantir uma boca saudável. É importante preservar a gengiva para manter a saúde do dente implantado. Só que toda cautela não está apenas em escolher a escova certa, o paciente também precisa se conscientizar e praticar uma escovação suave. Nada de forçar ou pressionar essa parceira no sorriso.

Um creme dental que cuida da sua gengiva

Você pode até pensar que todos os cremes dentais são parecidos. Muito pelo contrário, cada um tem uma função diferente. Existem aqueles que protegem sua boca das cáries, alguns que têm o poder de clarear os dentes e outros que previnem a gengiva de doenças inflamatórias, como a gengivite e periodontite. O ideal para quem colocou implante é aquele que protege a gengiva e o osso periodontal do acúmulo de placa, deixando mais fortes e saudáveis.

Enxaguante bucal para proteger sua boca

Para finalizar a higiene e ficar com o hálito refrescante, nada melhor do que usar um enxaguante bucal. Ele é um elemento extra que ajuda a proteger sua boca de bactérias externas. Existem aqueles com mais flúor livre, com poder clareador, para sensibilidade, com anti-inflamatórios, outros que impedem a formação do biofilme bacteriano. Para o sorriso implantado, quanto menos placa bacteriana acumulada, melhor. No caso de dúvidas, converse com seu dentista ou Técnico em Saúde Bucal para escolher o kit higiênico ideal.