Quando alguém descobre que vai usar aparelho ortodôntico, muitas vezes, já entra em pânico achando que agora tudo será mais difícil, como se alimentar ou realizar sua higiene bucal. "É comum ter dificuldade de higienizar nos primeiros dias, pois este aparelho possui superfícies irregulares decorrentes dos acessórios ortodônticos, ficando incompatível com os instrumentos utilizados normalmente pelo paciente", confirma o ortodontista Marco de Borba. Mas o Sorrisologia apresenta agora um passo a passo todo especial para te mostrar que você pode e vai lidar com isso superbem.

O poder da limpeza

Agora que você tem pecinhas fazendo parte da sua boca, a higiene precisa ser ainda mais reforçada já que os alimentos podem grudar não só entre os dentes, como também no próprio aparelho. "A higiene vai ser diferente do convencional, a fim de evitar acúmulos de placa bactéria e, consequentemente, instalação de infecções gengivais e lesões de cárie", explica o profissional.

As ferramentas ideais

O fio dental deve continuar sendo usado. O modelo super floss ou passa fio são as dicas do profissional. Você também deve escolher uma nova companheira de escovação. A escova ortodôntica, agora, é a mais indicada para seu caso. "Ela possui uma concavidade nas superfícies das cerdas, possibilitando a limpeza dos dentes e do aparelho", indica Marcos, que também menciona o uso da escova interdental como complemento da limpeza. "A escova interdental é indicada para escovar os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico, onde a escova, normalmente, não alcança". Para finalizar, pode-se fazer bochecho com enxaguante bucal com flúor.

A alimentação faz toda a diferença

Borba lembra que alguns alimentos devem ser evitados, pois causam danos ao aparelho, gerando atraso no tratamento. "Alimentos grudentos como goma de mascar e bala; alimentos duros como azeitonas com caroço e pipoca são alguns exemplos. Além disso, alimentos como frutas, maçã, pêra, cenoura, chocolates ou biscoitos devem ser cortados antes de levar à boca", finalizou.

Hora de colocar o aprendizado em prática

1) Escolha um fio dental super floss ou passa fio, modelos indicados especialmente para quem usa aparelho ortodôntico.

2) Você precisa adquirir novos modelos de escova dental a partir de agora, como a ortodôntica e a interdental, que facilitarão sua higiene.

3) Com a escova ortodôntica, posicione numa angulação de 45º, fazendo movimentos de vai e vem, no sentido horizontal.

4) Nas áreas de mastigação faça a escovação com movimentos de vai e vem. Já na parte interna dos dentes (por trás), faça movimentos de baixo para cima, no sentido vertical.

5) Com a escova interdental limpe os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico.

6) Finalize com bochecho utilizando enxaguante bucal com flúor, proporcionado um hálito agradável e proteção com flúor para os dentes.