Você sabia que a maioria das bactérias e restinhos de alimentos que ingerimos fica na parte de cima da língua? Se todos esses resíduos acumularem podem causar muitos incômodos e doenças bucais, como o mau hálito. Para quem usa aparelho dentário acaba sendo um problema maior. Além daquele higiene tradicional nos dentes, é necessário praticar a limpeza da língua. Quem explica toda essa importância é o ortodôntista Flávio Cotrim.

Escovar a língua é essencial para a saúde da boca

Quem não adora ficar com aquele gostinho saudável na boca? A escovação da língua proporciona essa sensação. Esse ato complementa a higiene e é importante para a manutenção da saúde bucal e geral de qualquer paciente, pois acaba com a chamada Saburra . "A placa bacteriana ou biofilme, que se forma na superfície dos dentes, também se deposita na língua em forma de Biofilme Lingual, também conhecido como Saburra". Ela é uma a massa composta de células descamadas da boca, além de bactérias, muco da saliva e restos alimentares, que aderem à superfície do músculo.

Como limpar a língua?

Existem dois níveis de saburra: leve a severo. No primeiro, a limpeza com escovas dentais ou preferencialmente escovas com raspadores de língua são eficientes. "Alguns pacientes sentem um pouco de desconforto nessa limpeza, preferindo os raspadores linguais que são mais delicados, com menos volume, provocando menos ânsia". No segundo caso podemos acrescentar o uso de Colutórios, enxaguantes bucais, a base de agentes oxigenados.

Saburra pode causar lesões no paciente 

Se a escovação da língua não for feita, toda a sujeira acaba acumulando sobre ela. Isso pode aumentar a descamação do epitélio bucal e diminuir o fluxo salivar. Essas duas situações ocorrem durante o tratamento ortodôntico. O especialista ainda cita outros problemas. "Os braquetes e fios aumentam o atrito no epitélio, provocando lesões e maior descamação. Em algumas terapias ortodônticas com aparelhos removíveis o paciente permanece mais tempo com a boca aberta, provocando ressecamento".

Escovar a língua todos os dias garante uma boca mais saudável

Já ficou claro que a limpeza da língua precisa ser incluída na higiene bucal do paciente para evitar problemas como a halitose. "A remoção diária da saburra é essencial para a manutenção de um hálito agradável e de uma boca saudável", conclui Flávio. Tudo fica mais fácil com a escova dental com múltiplos benefícios. Ela protege seus dentes e gengivas das doenças bucais e ajuda a remover os germes da língua e bochechas com um limpador próprio para essas partes da boca.