Realizar uma higiene bucal completa todos os dias após as refeições é um desafio para muitas pessoas. Para quem usa aparelho ortodôntico pode ser mais confuso e exige paciência. A escovação possui alguns detalhes importantes a serem levados em conta. Para mostrar o quanto é importante usar o seu kit completo o especialista Flávio Cotrim dá algumas dicas do que não pode faltar na higiene ortodôntica.

A limpeza entre os dentes é primordial

Abrir a higiene usando o fio dental é o primeiro passo para ter um tratamento ortodôntico de sucesso. E o melhor, você só tem a ganhar com essa atitude. Para ficar mais fácil, existe uma ferramenta de apoio que ajudará muito, o chamado passa fio. Com ele a sua limpeza ultrapassa as barreiras do aparelho e consegue alcançar a margem da gengiva, evitando o aparecimento de tártaro e cáries que tendem a atrasar o tratamento ortodôntico.

Use um creme dental eficaz na remoção de placa bacteriana

Flávio afirma que a remoção da placa bacteriana é essencial e que o creme dental pode possuir elementos próprios para realizar essa limpeza. "Estas substâncias auxiliam na limpeza dos dentes, no reforço da estrutura do esmalte, além de terem ação antibacteriana e de redução do tártaro". A escova interdental acompanhada do creme recomendado pelo seu dentista tem poder para tirar aqueles resíduos que ficam entre os espacinhos maiores dos dentes.

Uma escova ortodôntica faz toda diferença

O especialista indica. "Para finalizar a higiene bucal, use a escova ortodôntica juntamente com o creme dental". Ela é ótima para a limpeza oral de quem usa aparelho. Com cerdas supermacias em um formato "V", consegue alcançar os pontos mais difíceis do sorriso coberto pelos fios e bráquetes do aparelho. Não esqueça que uma boa escovação precisa durar pelo menos dois minutos. Fique de olho no tempo!

Não podemos esquecer de escovar a língua

Durante o tratamento ortodôntico, além do uso das escovas ortodôntica e interdental, o ortodontista reforça a limpeza da língua. "Os raspadores de língua também auxiliam a higienização da superfície da língua, que possui nichos para acúmulo de placa bacteriana". Existem algumas escovas de dentes que possuem na parte traseira da cabeça um limpador de língua e bochecha. São dois produtos higiênicos em um só e sua boca ainda fica livre do mau hálito. Tudo para manter sua higiene ortodôntica em dia e de um jeito muito mais fácil.