Todo tratamento ortodôntico ajuda o paciente a sorrir de uma forma melhor e mais estética. Durante este ciclo, o dentista especialista pode indicar o modelo que mais se encaixa nas suas necessidades, como a barra palatina, mais conhecida como transpalatina. "Um dispositivo auxiliar do tratamento que consiste em um arco de fio de aço que fica localizado no palato de molar a molar", descreve o ortodontista Marcos de Borba. E você, já ouviu falar desse acessório? Entenda mais sobre o assunto aqui, no Sorrisologia!

Para que serve a barra transpalatina?

Ela pode ser confeccionada através de um modelo de gesso ou diretamente no palato do paciente. Geralmente, é confeccionada logo no início do tratamento. A barra transpalatina é um acessório de muita ajuda para o tratamento ortodôntico que contribui para a não movimentação de alguns dentes, como explica Marcos. "Ela auxilia na ancoragem dos dentes, corrige a rotação e inclinação dos molares, preserva o espaço em caso de perda dentária e possibilita a expansão ou contração dos arcos".

Ela é usada apenas com o aparelho ortodôntico?

A aplicação da barra pode ser feita com ou sem o aparelho fixo instalado. "Caso se queira movimentar isoladamente os molares, seja para rotação, contração ou expansão, pode-se aplicar apenas a barra sem o uso do aparelho fixo", conta o profissional. Porém, se for necessária uma expansão de mais dentes, além dos molares, ou precisar manter a ancoragem para puxar os dentes da frente para trás, sem que os de trás venham pra frente, ela será instalada juntamente com o aparelho fixo.

Todo paciente precisa usar a barra transpalatina?

Nem todos os pacientes necessitam usar esse apetrecho bucal. Isso vai depender da situação oral de cada pessoa. "Somente aqueles em que queremos movimentar os molares ou mantermos uma ancoragem posterior, ou seja, fixar os dentes posteriores a fim que não façam movimentados indesejados durante o tratamento ortodôntico", conclui. Que tal ir ao seu dentista hoje e descobrir se há necessidade ou não de um tratamento ortodôntico? Corrigir seus dentes pode ser um grande diferencial no seu modo de sorrir para a vida!