Produto Relacionado:

Muitos motivos podem levar à perda de um dente. Má higiene bucal, bruxismo, genética e evolução de doenças periodontais são algumas das possíveis razões para esse problema. Perder um dente não é nada agradável, mas também não é o fim do mundo! Existem formas de resolver esse incômodo, e a prótese dentária é uma delas. Na busca pelo sorriso perfeito, uma questão pode aparecer para quem usa esse acessório: será possível realizar um clareamento dental? O especialista Alexandre Moreira responde essa dúvida!

É possível fazer clareamento em quem tem prótese dentária?

A busca por um sorriso branco e perfeito é cada vez maior nos dias de hoje. Quem usa prótese, também pode sentir vontade de fazer um clareamento nos dentes. Para essas pessoas, a notícia é boa: segundo Alexandre, é sim possível realizar esse tratamento. “Mas deve ser muito bem planejado”, diz ele.

Existem algumas situações que podem levar ao escurecimento específico de um ou mais elemento dentário. “Para correção de uma ou algumas unidades escurecidas entre os dentes, não há problema”, afirma ele. O clareamento realizado em todos os dentes, no entanto, precisa ser avaliado criteriosamente pelo profissional. Isso deve ser feito para que não se cause uma discrepância estética ainda maior entre eles e a prótese, explica o dentista.

Dentes protéticos não podem ser clareados

As próteses podem ser feitas de diferentes materiais. Próteses em cerâmica ou porcelana não escurecem, já as próteses em resina podem escurecer. “O principal cuidado é que os dentes protéticos não clareiam, e após o clareamento podem se tornar mais escuros do que os outros dentes que foram clareados”, explica Alexandre. Isso pode fazer com que o problema estético fique ainda pior, dependendo do seu caso.

A substituição das próteses é uma opção para um sorriso mais branco

Para os pacientes que usam próteses extensas ou em todos os dentes, no entanto, a situação não é tão favorável. “Nessa situação não é possível realizar o clareamento”, afirma o especialista. Se esse for o seu caso, portanto, a única forma de deixar seu sorriso mais branco é por meio da substituição das próteses.

Veja algumas dicas para quem usa prótese manter os dentes brancos

A principal dica para quem usa prótese é manter as medidas de higiene bucal. “Com escovação cuidadosa 3 vezes ao dia, bochechos e principalmente visitas ao dentista a cada 6 meses as chances de escurecimento serão reduzidas”, garante ele. Por outro lado, caso isso não aconteça, as consequências poderão ser mais graves do que o escurecimento do sorriso. “As infiltrações e perda das prótese podem vir antes mesmo delas escurecerem”, alerta. Melhor não esquecer de manter sua higiene bucal em dia!