Durante o tratamento com aparelho ortodôntico, a estética pode ficar comprometida para o paciente. Ao longo dos últimos anos, a Ortodontia progrediu com o desenvolvimento de formas mais discretas, e o aparelho transparente está entre elas. Se você não quer que o acessório chame atenção no seu sorriso, ele pode ser uma ótima opção! Agora, será que é preciso modificar a alimentação durante esse tratamento para não escurecer o aparelho? O dentista Andréia Cotrim Ferreira conversou com o Sorrisologia e esclareceu essa questão.

Benefícios do aparelho transparente

Os aparelhos ortodônticos transparentes têm exatamente a mesma função dos aparelhos convencionais, que é corrigir a má oclusão do paciente. “A única diferença entre eles é o material”, esclarece a dentista. Por ser menos visível, esse tipo de aparelho traz um benefício estético para o paciente durante o tratamento.

Preciso evitar certos alimentos para que o aparelho não escureça?

Os aparelhos ortodônticos transparentes utilizados hoje em dia costumam ser compostos de porcelana ou safira. “Esses materiais não sofrem nenhuma alteração de cor mesmo com a ingestão de corantes durante a dieta do paciente”, explica. A não ser que o material usado seja o plástico, que tende a ficar mais amarelado.

No entanto, o que pode sofrer alteração de cor são os acessórios utilizados para prender o fio no braquete, as famosas “borrachinhas”. É ideal que o paciente evite ingerir alimentos com uma maior quantidade de corante. Por outro lado, essas borrachas costumam ser trocadas a cada visita ao dentista para manutenção.

Mesmo sem esse problema quanto à cor, existem outras restrições que podem ser indicadas.“A dieta do paciente que utiliza qualquer tipo de aparelho ortodôntico deve ser modificada quanto à ingestão de alimentos duros e crocantes”, afirma. Isso é aconselhado para que não haja um número muito grande de descolagens ou quebras de braquetes, que podem alterar a duração do tratamento ortodôntico.

Dicas para realizar a higiene bucal

A higienização do aparelho transparente deve ser feita da mesma maneira que a de qualquer outro aparelho ortodôntico convencional. Escovas dentais convencionais são indicadas, mas também é possível complementar a higiene com as escovas bitufos e unitufos, além das escovas ortodônticas. O fio dental floss, que já vem com a ponta mais rígida para o paciente passar entre o fio e o dente, é recomendado para quem usa aparelho. Já os enxaguatórios bucais também podem compor essa higiene. O principal para manter o aparelho e os dentes sempre limpos é a manutenção da correta higiene bucal, devendo ser feita no mínimo 3 vezes ao dia. “Isso tudo para haver a preservação da saúde bucal em todo o transcorrer do tratamento ortodôntico”, finaliza.