Produto Relacionado:
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Compre aqui

Para tudo tem um jeito. Se há alguma característica em seu sorriso que te incomoda, é melhor conversar com um dentista para resolver o problema. Muita gente não gosta de ter um sorriso gengival, por exemplo. Neste caso, existem algumas formas de acabar com esse excesso de mucosa. Uma delas é a gengivectomia, a cirurgia de redução gengival. Segundo o especialista em Dentística Johnathan Marcondes, o procedimento não deixa marcas ou cicatrizes e o paciente não encara grandes restrições para realizá-la.

Como é a cirurgia?

Tudo começa com a aplicação da anestesia na área a ser manipulada. Em seguida, o profissional remove com o bisturi o excesso de tecido no contorno dos dentes. “O procedimento não é doloroso, mas podemos esperar um certo desconforto durante um ou dois dias”. Johnathan garante que a gengiva não é danificada pela operação, mas o resultado de sucesso vai depender da experiência do dentista e em remover a quantidade correta da mucosa. A cirurgia não é demorada e dura de 30 minutos a 1 hora.

Depois do procedimento

Quando passamos por um procedimento cirúrgico, é preciso ter paciência até que todo local esteja cicatrizado. Com a cirurgia gengival é a mesma coisa. Neste caso, o processo de cicatrização leva cerca de um mês. No entanto, em 48 horas o paciente já pode se alimentar através de alimentos frios e de fácil mastigação, como sucos, sopas e vitaminas. Na hora da higiene, o profissional recomenda algumas medidas que vão além da escovação. “O paciente deve usar um antisséptico bucal em um cotonete e aplicar pressão de baixo para cima nas gengivas enquanto elas se restabelecem”. Nada de fazer bochechos rígidos.

Esforços físicos não são recomendados. “Neste período é importante repousar com a cabeça mais alta e, em caso de dor, tomar um analgésico receitado pelo dentista”. As atividades normais poderão ser realizadas após 72 horas, quando não haverá mais risco de um sangramento na gengiva. “Trabalhar, comer alimentos mais sólidos e beijar somente após este período”, atenta.

Quais são as vantagens?

O principal e maior benefício dessa técnica é o bem-estar do paciente. Se antes você tinha vergonha de mostrar o seu sorriso, depois da cirurgia vai se sentir mais confortável. Depois disso, existem outras vantagens, até mesmo para a saúde bucal, em realizar a cirurgia. “Eliminação de bolsas gengivais (inflamação na gengiva), o aumento da coroa dentária e ter um sorriso com aspecto normal e sem cicatrizes na mucosa”. Se você passa pelo mesmo problema, o que acha de conversar com seu dentista sobre o procedimento?