O bom humor é contagiante, né? Dar risadas com os amigos é sempre gostoso e só traz benefícios para a sua saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico. Além de transmitir alegria através de boas gargalhadas, o sorriso pode auxiliar em outros aspectos da nossa vida. Um exemplo disso é que sorrir também ajuda a identificar se necessitamos ou não de um clareamento dental. Para explicar melhor, convidamos o especialista em Dentística Vinícius Barçal que contou o que leva um dente a ficar manchado e como podemos descobrir isso no dia a dia.

Por que meu sorriso está manchado?

O clareamento dental tem como única finalidade solucionar o problema de dentes escurecidos. Vinícius explica que as alterações de cor no sorriso podem ser divididas em dois grupos. O primeiro está relacionado a falta de uma boa higiene oral somada ao abuso no consumo de alimentos cromogênicos, aqueles que já conhecemos: café, açaí, chás, refrigerantes e outras substâncias com corantes. “Este grupo apresenta geralmente colorações amareladas e pode ser solucionado facilmente com um clareamento dental bem planejado”, afirma. Já o segundo está associado a alterações internas, mais difíceis de serem tratadas, como fluorose (manchas por excesso de flúor), traumatismos ou manchas por antibióticos.

As pessoas em volta percebem o nosso sorriso

Ainda bem que o clareamento dental existe para a solução de dentes escurecidos, né? Vinícius explica que ao sorrir em público, as pessoas ao seu redor geralmente notam com mais facilidade um escurecimento de um dente do que os defeitos na forma dele. Nesse caso, o dentista dá a dica. “Se ao sorrir o paciente estiver incomodado com a coloração de seus dentes, ele deve buscar um profissional qualificado para avaliar a necessidade do clareamento”. Então, procure saber se você precisa fazer um branqueamento dos dentes e saia distribuindo sorrisos por aí sem se preocupar!

Quando o clareamento dental é indicado, então?

É importante procurar um especialista para uma avaliação mais apurada. “O procedimento é indicado pelo dentista sempre que comprovada uma alteração de cor, como ao final de um tratamento ortodôntico”, exemplifica. Neste caso, o escurecimento se dá pela dificuldade que os pacientes possuem em ter uma boa higienização e pela maior retenção de placa dental no aparelho. Não deixe de procurar um profissional para te ajudar nessas horas, ok?