Produto Relacionado:
Creme Dental Infantil Oral-B Stages
Creme Dental Infantil Oral-B Stages
Compre aqui

Seu filho tem reclamado muito de uma dorzinha vinda de um dos dente de leite? E isso normalmente acontece quando ele bebe um suco bem gelado ou aquele chocolate quente na hora do lanche? Pode ser sensibilidade dentária. Ela surge quando a dentina (a parte nervosa do dente) é exposta ao meio bucal por desgaste do esmalte dentário. Apesar de ser um assunto muito comum de gente grande, as crianças também sofrem com esse desconforto.

Motivos dessa dor

Ver seu pequeno chorando por conta de uma dor de dente deve partir o coração. Ainda mais quando você não sabe bem o motivo do incômodo. A odontopediatra Priscila Soares conta que, geralmente, há uma causa definida para esta complicação. “Muitas vezes não é o mesmo tipo de sensibilidade que os adultos sentem. Por isso os pais devem estar atentos quando seus filhos reclamarem de dor no dente". O problema pode estar relacionado a dentes em erupção, cárie dentária, restaurações com infiltração e infecção localizada. Um dentinho recentemente restaurado também pode causar desconforto caso a mordida fique alta.

Como ajudar a criança com este problema?

Identificar a raiz da dor é o primeiro passo que a mamãe e o papai precisam tomar. A melhor forma de fazer isso é conversando com o seu filho. Até mesmo para gerar uma relação de confiança e, se for necessário, partir para o segundo passo: levá-lo ao profissional especialista no assunto. Muitas crianças têm medo desse momento, mas você também não pode evitar a primeira consulta para sempre. Neste caso, a odontopediatra atenta. "Se o seu filho se queixa de dentes sensíveis ou você suspeita que tem o problema, procure um dentista o mais rápido possível".

O odontopediatra é a melhor pessoa para ajudar

Para diagnosticar o motivo da sensibilidade nos dentinhos de leite, o especialista realiza um exame visual e testes que envolvem temperatura e pressão na região da dor. "Se necessário, um raio-x pode ser solicitado a fim de determinar a causa exata de modo que as medidas adequadas possam ser feitas para tratar a causa do problema", conclui. Fique sempre atento à qualquer queixa do pequeno para que a complicação seja tratada de forma precoce e segura. Seu filho vai agradecer com um belo sorriso.