A escova de dentes é um item que faz parte da sua rotina e você sabe bem dos cuidados que deve ter com ela. Mas, incidentes acontecem e, numa fração de segundos, a escova desequilibra e cai no chão. Há riscos em continuar usando? Para entender melhor sobre esse episódio, o Sorrisologia conversou com a dentista Beatriz Bussab. Veja as orientação e saiba o que fazer para não oferecer riscos à sua saúde bucal.

Você sabe cuidar da sua escova de dentes?

De acordo com as explicações da odontologista, se as escovas de dentes não forem cuidadas e lavadas corretamente podem sim afetar sua saúde bucal. “Estes cuidados devem ser realizados diariamente logo após a escovação”, explica ela. Isto porque, essas atitudes diárias evitam a contaminação com bactérias e microrganismos, que podem ser nocivos para a cavidade bucal. Pensando nisso, a profissional destacou alguns desses cuidados: não compartilhar a escova de dentes; trocar o item a cada três meses; após a escovação, enxaguar bem as cerdas e colocá-la, preferencialmente, em pé em um recipiente aberto para secar bem e não deixar em contato com outra escova de dentes.

No caso da escova de dentes cair no chão, é arriscado continuar usando?

Segundo a dentista, esse aparente pequeno incidente pode sim trazer riscos para a saúde bucal do paciente. “Na realidade, qualquer tipo de contaminação na escova pode levar bactérias a sua boca”, alerta ela. Um exemplo é quando a pessoa já apresenta um sangramento gengival, por mínimo que seja. Se ela continuar utilizando a escova de dentes após cair no chão, pode significar uma contaminação no local. “Aquela gengiva facilita a entrada de microrganismos para a corrente sanguínea, podendo até acarretar doenças cardíacas”, esclarece Bruna.

Se a escova cair no chão, o que deve ser feito?

Os descuidos com a escova de dentes pode gerar diversos problemas na cavidade bucal. Podemos exemplificar alguns casos, como infecções por fungos nos tecidos moles, problemas gengivais, aumento da placa bacteriana e até cáries. E um desses deslizes pode ser deixar a escova cair no chão, algo comum de acontecer na rotina. “Caso a escova caia no chão deve-se enxaguar bem com água corrente e deixar por uns 10 minutos no enxaguante bucal e depois secá-la bem”, indica a odontologista. Contudo, se a escova já estiver sendo usada por bastante tempo, talvez vale a pena já trocar por uma nova. Siga as orientações e tenha sua saúde bucal sempre em dia. Para completar, não deixe de manter as visitas regulares ao dentista.