No dicionário Aurélio, uma das definições para a palavra sensibilidade é irritabilidade. Quando se fala de problemas bucais, a irritação talvez seja exatamente o sentimento de quem não consegue sorrir livremente ou comer alimentos frios, quentes, ácidos e doces sem ter a sensação de dor nos dentes. Conviver com a sensibilidade não é nada fácil, mas, segundo o dentista Cláudio de Sá, um diagnóstico correto aliado ao tratamento adequado pode te ajudar a lidar com esse problema.

Motivos diferentes para o mesmo problema

Para identificar o motivo de situações simples terem se transformado em tortura, o especialista conta que a dor causada pela exposição da dentina pode ter duas explicações. A primeira tem relação direta com a cárie. Na presença dela, Cláudio explica que algumas sensibilidades, dependendo da proximidade com o nervo, têm características diferentes. “Quando existe uma pulpite - que é a inflamação do nervo -, a dor, dependendo também do grau de comprometimento, é latejante, espontânea e noturna”, esclarece.

Já a segunda razão para esse tipo de dor no dente diz respeito a uma parte da raiz que pode estar exposta dentro da boca. Isso acontece em função de alguma retração da gengiva e perda de tecido ósseo. “Nesse caso, o problema pode estar ligado à doença periodontal ou trauma na mordida, normalmente durante o sono, o que pode ter relação com estresse. Para as duas, por sorte, existe solução.

Descubra o melhor tratamento para a sensibilidade

Cláudio esclarece que os tratamentos são diferentes para cada caso. Quando a sensibilidade dentária é causada pelo dente cariado, os métodos para dar fim ao incômodo podem ir desde uma restauração comum até a necessidade de tratamento de canal. Já a dor causada por exposição da dentina, por outro lado, segue outra linha terapêutica. “Nesse caso, o tratamento pode envolver um creme dental dessensibilizante, uso de uma placa miorrelaxante e até mesmo atividade física para diminuir o estresse”, conta. De todo jeito, vale lembrar: só o dentista é o profissional indicado para decidir isso por você.