Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 500
Escova Dental Elétrica Professional Care 500
Saiba mais

Para você pode ser apenas uma sigla, mas quando a DTM toma conta, pode causar muitos transtornos à sua saúde bucal. Conhecida como Disfunção Temporomandibular, esse problema é decorrente de uma tensão ou posicionamento incorreto das estruturas da face e que pode ser tratado com ajuda de uma área médica muito parceira dos dentistas: a fonoaudiologia. A especialista Daniela Barbosa explica como uma terapia conjunta ajuda a controlar os incômodos nessas articulações.

A fonoaudiologia como grande aliada a ATM

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por todos os movimentos que fazemos com a mandíbula, isso inclui a mastigação e a fala. "Seu funcionamento ocorre graças à ação conjunta da musculatura da face, bem como do disco articular responsável pelo suave deslizamento da extremidade do osso da mandíbula, na fossa articular do osso temporal". Como o aparelho fonador é incluso neste processo, a fonoaudiologia precisa fazer parte do tratamento para manter o universo bucal do paciente em constante harmonia.

Em que momento esse tratamento é indicado?

A articulação temporomandibular funciona como uma pequena peça que liga o osso maxilar ao crânio e possui um papel importante no universo bucal. A disfunção, famosa DTM, ocorre devido a uma tensão ou posição errada das estruturas da face. É neste momento que a especialidade "fono" entra em ação. "O tratamento fonoaudiológico pode auxiliar no relaxamento destas estruturas e, principalmente, na reeducação da postura durante a execução de todas as tarefas orais". Daniela afirma que a terapia pode ocorrer por meio de exercícios faciais, massagens e eletroterapia em face.

O dentista e o fonoaudiólogo trabalham juntos

Grande parte dos tratamentos de disfunção na ATM precisam ser multidisciplinares, ou seja, com ajuda de mais um profissional além do dentista. O fonoaudiólogo é um deles. Com a avaliação deste especialista, é possível investigar o problema mais a fundo, visando aspectos relacionados às funções orais, como a mastigação, por exemplo. "Casos relacionados à DTM decorrentes de postura inadequada ou tensão excessiva da musculatura facial e cervical, bem como após cirurgias em face, como a ortognática, têm na Fonoaudiologia os ajustes da musculatura envolvida, garantindo o reequilíbrio destas estruturas", conclui.