Almoçar, jantar ou fazer aquele lanche reforçado com quem você gosta é muito bom. No meio de tantas conversas após a refeição, já reparou quanto tempo você espera para realizar a higiene bucal? Pode parecer um simples detalhe, mas demorar muito tempo entre o fim da refeição até escovar os dentes pode causar o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de doenças bucais. Que tal aprender de uma vez por todas a melhor hora de cuidar do seus dentes?

30 minutos é o tempo exato

A escovação aliada ao uso do fio dental é, sem dúvidas, o melhor método de prevenção para os problemas de saúde bucal. Mas, para que esse processo higiênico seja eficaz, ele precisa ser feito num intervalo de até 30 minutos após as refeições, como explica o dentista Max Ferreira. "Não é aconselhável que se exceda esse intervalo, pois a partir desse tempo a placa bacteriana torna-se perigosamente ativa para o desenvolvimento de lesões cariosas".

Mais atenção depois da sobremesa

Todo paciente precisa cumprir esse prazo à risca, principalmente após saborear aquela sobremesa. "Os alimentos doces tendem a ser mais danosos aos dentes, pois costumam apresentar uma maior quantidade de açúcares extracelulares e estes são de mais fácil aproveitamento pela placa bacteriana". Tá vendo só? Com a saúde bucal não se brinca e todo cuidado para tornar o sorriso mais bonito é necessário.

Se ligue no tempo e fique longe de problemas

Max garante que realizar uma escovação antes do período preconizado não causa nenhum malefícios em si, porém, não permite a saliva neutralizar adequadamente os ácidos produzidos pela placa. "Esses ácidos podem ser espalhados na superfície dentária com a escovação e causar a erosão dentária". Isso não é nada bom. Por outro lado, a demora na higienização bucal acaba prejudicando ainda mais. "Pode levar ao início de lesões cariosas e problemas gengivais como gengivites e periodontites".

Pratique uma boa limpeza

Agora que você já sabe a melhor hora de fazer a higiene oral, o próximo passo é colocar a mão na massa. "A higienização deve ser realizada com escovas de cabeça pequena, para um maior alcance, e cerdas macias ou extramacias". A ferramenta precisa estar posicionada no ângulo de 45 graus com o sulco gengival, realizando movimentos de varredura nas faces dos dentes. "A limpeza interdental deve ser feita com fio ou fita dental e soluções para bochecho a base de flúor podem complementar a higiene". Tranquilo, né? Está esperando o que pra fazer a sua?