Produto Relacionado:
Creme Dental Infantil Oral-B Stages
Creme Dental Infantil Oral-B Stages
Compre aqui

Bons hábitos bucais devem ser praticados pelos papais antes mesmo da criança nascer. Depois disso as mesmas formas de higiene serão ensinadas de uma geração para a outra. Com esses cuidados, ele ficará longe de problemas dentários, como a cárie. O "Pergunte ao Dentista" de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre saúde bucal infantil com a ajuda da Dra. Tatiana Rysovas. Sorria e acompanhe!

Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao odontopediatra?

A especialista garante. "É importante levar à primeira consulta ainda com o bebê na barriga". Essa atitude é importante para o profissional orientar a mãe no que fazer para cuidar da sua higiene oral e qual a melhor forma de se alimentar neste período. "Outro momento importante é logo que o bebê nasce, para orientar a higiene na gengiva". Não perca esses momentos capazes de proporcionar o melhor sorriso para o seu pequeno.

Quais os problemas bucais mais comuns nas crianças?

Conhecida como a principal vilã dos dentes, a cárie continua sendo o maior problema entre as crianças, porém não dispensa a atenção e preocupação dos demais problemas. "O bruxismo infantil é outro ponto importante nas crianças que vivem cheias de atividades e acabam ficando muito sobrecarregadas", explica Tatiana. As más oclusões também não ficam fora dessa lista, que são os problemas ortodônticos e ortopédicos que demandam o uso ou não de aparelho.

Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?

Os dentes de leite possuem o papel fundamental de desenvolver os bons hábitos de higiene. Tatiana conta que a primeira dentição também é primordial para a formação dos próximos dentes. "Eles servem de guia para os permanentes nascerem e para a criança não ter dor ou trauma".

Quando a dentição de leite está completa?

A dentista explica que, teoricamente, todos os dentinhos decíduos nascem quando o pequeno paciente completa seus 3 anos de idade, mas esse processo pode ser adiantado. "Hoje em dia temos algumas crianças com a dentição completa um pouquinho antes, mas em média é aos 3 anos".

Até que idade pode usar chupeta?

Tatiana aconselha o aproveitamento da chupeta até os 3 anos. "Depois desse tempo, a criança já tem a dentição completa e acarreta alguns problemas, como o desalinhamento dos dentes". Muitas complicações podem acontecer se a criança continuar chupando chupeta por muitos anos.

Quando pode aplicar flúor e de quanto em quanto tempo?

"O ideal é que a primeira aplicação de flúor seja com a dentição de leite completa, a não ser que a criança seja muito propensa a ter cárie, neste caso pode ser aplicado antes dos 3 anos", conclui. Depois disso, é essencial que o procedimento seja feito duas vezes por ano no intervalo de 6 meses. Ele tem um papel muito importante para o dente, pois transforma sua estrutura em uma superfície mais resistente contra as bactérias e a cárie.