Criança também precisa usar fio dental? Pode ser que muitos achem que não, mas é importante saber que os dentes de leite merecem tantos cuidados quanto os dentes permanentes. Até porque, a saúde dos decíduos pode influenciar diretamente a qualidade dos próximos dentes na cavidade bucal do pequeno. Então, o fio dental é extremamente indicado também nessa faixa etária. Contudo, você sabe o momento de iniciá-lo na higiene do seu filho? A dentista Vilela de Pinho Leite trouxe explicações para os responsáveis.

O fio dental deve ser usado em crianças?

A odontologista explica que a função do fio dental é remover os restos de alimento e a placa bacteriana que fica entre os dentes, especialmente em locais que as cerdas da escova de dentes não alcançam. Não usar esse item traz consequência para a saúde bucal, conforme cita a dentista. “Cárie na face proximal (lateral) do dente e inflamação e sangramento da gengiva”. E esses problemas bucais podem acontecer em pacientes de todas as idades. Por isso, assim como afirma Tamara, o fio dental deve sim ser usado nos pequenos. “É muito importante começar a desenvolver nas crianças o hábito do uso do fio dental”, indica a profissional.

Saiba o melhor momento para iniciar o uso do fio dental nos pequenos

Muitos acreditam que apenas a escovação é o ideal para manter a saúde bucal da criançada. Entretanto, o kit de higiene bucal conta com outros ajudantes. Assim como no caso dos adultos, os pequenos também devem usar o fio dental e há um momento certo para isso. “A partir de quando os dentinhos começarem a ficar juntinhos, um ao lado do outro, o uso do fio dental pode ser iniciado”, orienta Tamara. Por volta dos dois aninhos de idade é quando a utilização do fio dental deve ser iniciada, pois é quando a dentição decídua começa a se completar. Vale lembrar que seguir os cuidados ideais com os dentes de leite contribuem para um sorriso mais saudável na vida adulta.

E como orientar e ensinar os pequenos a usar o fio dental?

A profissional indica fio dental com hastes, um modelo que facilita na hora de passar entre os dentes, em especial para crianças que ainda estão desenvolvendo o uso do fio. O momento de higiene bucal também pode ser divertido e atrair a atenção do pequeno. Além disso, faça essa atividade junto com ele para mostrar a importância da ação e como realizá-la com calma. Por volta dos oito a dez anos, é o momento de permitir que a criança utilize o fio dental sozinho, assim como a escovação. “Mas claro que os pais devem supervisionar sempre e levar em consultas periódicas ao odontopediatra”, finaliza Tamara.