Você lembra de escovar os dentes todos os dias após as refeições. Usa uma escova macia e o que não falta é cuidado na hora da higiene para evitar uma escovação abrasiva, que pode comprometer a saúde da sua gengiva e esmalte dentário. Após o ritual, onde você guarda sua escova de dentes? Dentro do armário, em cima da pia, são muitos os locais que as pessoas colocam este utensílio. Só que é preciso ter atenção para não acumular mais bactérias e germes que o normal. O dentista Johnathan Marcondes dá dicas sobre o melhor lugar para manter esta ferramenta sã e salva dos micro-organismos.

Não deixe sua escova descoberta

Deixar objetos de higiene pessoal sem nenhuma proteção não é bom, principalmente quando se trata da escova de dentes. Com ela você faz sua higiene bucal diária e mantê-la muito exposta pode trazer bactérias inimigas para sua boca. Por isso, Johnathan aconselha. "Guarde em um recipiente aberto e dentro do armário, de preferência que não seja abafado". O profissional também diz que, antes de utilizar a escova, é bom lavá-la para retirar os resíduos que foram eliminados na última limpeza.

Sem contato com outras escovas

Sabe aquele dito popular que quando as pessoas se casam, significam que elas vão juntar as escovas de dentes? É bom não levar isso a sério, pois o contato entre diferentes escovas cria uma ponte de bactérias de uma para outra. Também é importante não compartilhar essa ferramenta com ninguém. "Não adianta ignorar, escovas dentais são de uso pessoal e intransferível. Nunca use a escova de outra pessoa, isso vale também para crianças que, muitas vezes, acabam trocando as escovas com os amiguinhos", atenta o dentista.

Mantenha distância do vaso sanitário!

Se o local em que você guarda sua escova fica bem perto do vaso sanitário, melhor encontrar um novo local. "Quando a descarga é acionada são lançados ao ar coliformes fecais que podem atingir a sua escova dental", explica. O banheiro é um ambiente rodeado por bactérias, então para não ter problemas transfira a escova para outro espaço, feche a tampa do vaso quando não estiver em uso e mantenha sua ferramenta protegida com aquelas capinhas na cabeça. Outra forma de manter esse utensílio longe dos germes é preferindo lixeiras com tampa de pedal.

Guarde a escova na posição certa

Johnathan alerta para não guardar a escova de dentes na horizontal, a posição que ficaria dentro de uma gaveta, por exemplo. “Além de contaminar mais facilmente com o ambiente, dificulta a secagem das cerdas. É um problema para os inevitáveis estojos de viagem e bolsas”. Prefira guardar esta ferramenta sempre no armário ou em um compartimento que ela consiga ficar em pé. Não esqueça de mantê-la segura com uma tampa protetora e longe de locais úmidos ou que proliferam bactérias. Seu sorriso depende muita deste objeto para se manter bonito e saudável.