Você com certeza deve ver por aí muitos adolescentes usando aparelho ortodôntico. Pode ser que esta seja a fase mais comum para utilizar o acessório, mas não quer dizer que seja a única. Afinal de contas, será que existe uma idade correta para aderir tal tratamento? O ortodontista Giovani Borille explica todos os detalhes dessa terapia e qual é a melhor forma de descobrir se é necessário ou não passar por ela.

Existe idade ideal para colocar aparelho?

Para cada fase da vida exige cuidados bucais diferentes. Quando criança, os pais precisam ficar atentos às cáries de mamadeira, por exemplo. E na melhor idade, os idosos devem ter cuidado com as doenças desta época, como a xerostomia, a temida sensação de boca seca. Mas, no caso do tratamento ortodôntico, não existe uma idade correta para iniciar. "O aparelho ortodôntico pode ser utilizado em qualquer idade, desde crianças até os mais velhos, dependendo da finalidade proposta", conta Geovani. Cada caso é um caso, e tem que ser avaliado separadamente.

Como descobrir se preciso usar aparelho?

Não precisa ser apenas quando os dentes estão tortos ou desalinhados. O especialista indica uma avaliação precoce por volta dos 6 anos, quando a criança inicia a primeira fase de troca da dentição. "Nessa análise, avaliamos não só a presença de mordida cruzada, mordida em topo, cáries, hábitos parafuncionais do paciente, como chupar o dedo ou roer unha, diastemas, bem como toda a estrutura óssea e a proporcionalidade dos ossos."

Muitas vezes os profissionais já podem intervir nessa fase. Eles aproveitam que os ossos da face ainda não estão completamente calcificados para obter ótimos resultados de ganho e avanço. "Crianças com 'o queixo muito para frente' ou com o céu da boca estreito, são muito beneficiadas nessa época com o tratamento ortodôntico". Caso o paciente não precise de uma intervenção ortodôntica, é apenas realizado um acompanhamento da troca dentária pelos próximos anos.

Opções de tratamento para sua idade

Muitos se preocupam com a estética no momento de colocar aparelho ortodôntico, principalmente os adultos. Para este público já existem muitas opções de tratamento que juntam beleza com saúde bucal, como os de safira, aparelho invisível, lingual, entre outros. Já na fase da pré-adolescência, por volta dos 12 e 13 anos, é possível recorrer a tratamentos ortopédicos. “É por volta dessa idade que geralmente ocorre a troca dentária completa, com aparecimento de todos os dentes permanentes na boca”. Na maioria dos casos, é uma época muito propícia para colocação do aparelho ortodôntico fixo.