Para muitos, ele é considerado a parte chata e, às vezes, até desnecessária da higiene bucal. O fio dental ainda é uma etapa resistida por muitos pacientes. Mas a verdade é que sem ele a limpeza não está completa. “Ele é parte fundamental da higiene, indispensável na remoção de placa de bactéria localizada e acumulada entre os dentes perto da gengiva”, comenta a dentista Thalita Costa. Se você não tem feito uso dessa ferramenta, reveja esse comportamento e descubra os efeitos do fio dental para a saúde do seu sorriso.

Como se forma a placa bacteriana?

Na boca existem milhões de bactérias de várias espécies que não são agressivas ao nosso corpo, pois vivem harmoniosamente em uma boca saudável. Ao nos alimentarmos ou ficarmos muito tempo sem escovar, essas bactérias utilizam os alimentos por nós ingeridos para se multiplicar e, assim, formam-se as placas e estas se tornam maléficas à nossa saúde. "As bactérias da placa atacam os dentes através de ácidos e toxinas, que desmineralizam os dentes gerando a cárie. E atacam a gengiva, gerando inflamações”, reforça a profissional.

Por que usar o fio dental?

A profissional conta que essas placas têm local definido de acumulação: entre os dentes perto da gengiva, na linha entre os dentes e gengiva e região do dente que mastigamos. Portanto, ela deve ser removida com a escovação e fio dental. Porém, o fio dental tem a função de remover a placa nos espaços onde a escova não alcança, terminando de limpar adequadamente dentes e gengivas, permitindo a saúde e integridade dos tecidos orais. “Mais precisamente, o fio dental evita inflamações na gengiva e todo sangramento, dor, inchaço, avermelhamento envolvido (gengivites). Além de prevenir a cárie entre os dentes”.

Tipos de fio dental

Pacientes diabéticos não controlados e fumantes têm pior resposta à placa bacteriana, portanto, devem ficar mais atentos à escovação e o uso de fio dental”, alerta. Independente do seu perfil e necessidades bucais, sempre há um modelo que te atenda: Fio dental, fita dental, modelos com ação whitening ou Superfloss são algumas das opções disponíveis, mas a ferramenta ideal para você pode ser recomendado pelo seu dentista de confiança. Converse com ele e tire suas dúvidas. Porém, uma regra é válida para todos: o fio dental deve ser usado diariamente para manter seu universo bucal sempre saudável.