Começar um tratamento ortodôntico vai exigir algumas medidas do paciente previamente. A partir daí, muitas dúvidas podem surgir, como quanto tempo esse processo vai durar, se vai sentir dor e quantas vezes vai ser necessário ir ao dentista, por exemplo. Outra questão que pode surgir é se é preciso retirar os dentes sisos antes de colocar o aparelho. Será? A dentista Andréia Cotrim Ferreira responde!

O que tenho que fazer antes de colocar aparelho ortodôntico?

Antes da colocação do aparelho o profissional irá solicitar toda a “documentação ortodôntica”, composta por radiografias e outros exames. “Esse cuidado é necessário para que sejam feitos o diagnóstico e planejamento ortodônticos corretamente”, explica Andréia. O paciente deve passar por uma consulta com um dentista clínico para que seja feita uma avaliação da sua saúde bucal. Para fazer o tratamento com aparelho ortodôntico, ele não deve apresentar nenhuma lesão de cáries, inflamação gengival ou perda óssea, sem que essa já esteja tratada.

Preciso retirar os dentes sisos antes de colocar o aparelho ortodôntico?

Junto com a documentação ortodôntica, será recebida uma radiografia panorâmica. “Nela o ortodontista poderá também avaliar a posição do terceiro molar, chamado de dente do siso”, esclarece. Dependendo da posição desse dente, haverá a necessidade ou não de realizar sua extração. Essa dúvida será respondida pelo seu dentista após a análise dessa radiografia.

Dente siso pode receber aparelho ortodôntico?

A colagem de acessório ortodôntico não costuma ser indicada em dentes sisos. “Esse dente geralmente apresenta uma anatomia radicular e de coroa diferenciada”, afirma. No entanto, podem existir casos em que o paciente perdeu algum molar e o dente siso irá ocupar o espaço desse molar perdido anteriormente.

Caso o dente siso esteja em uma posição muito desfavorável, prejudicando algum movimento que seja necessário que o segundo molar faça, ele pode impedir o movimento. É possível, ainda que ocorra algum tipo de reabsorção radicular desse dente se sua posição estiver muito desfavorável. “Portanto, em casos que necessitamos distalizar os molares superiores, na maioria das vezes precisamos pedir a extração para que o movimento possa ser feito”, conclui a dentista.

Uso aparelho ortodôntico e começo a ter problemas com o dente siso. O que fazer?

Caso o paciente já use o aparelho ortodôntico e apresente algum problema pontual no dente do siso, o ortodontista poderá solicitar uma nova radiografia panorâmica para avaliar a necessidade ou não de uma intervenção nesse dente. Essa solução poderá ser apenas uma movimentação ou a necessidade de extração.