Depois de realizar um tratamento ortodôntico, quando finalmente tiram o aparelho, muitas pessoas sentem a diferença nos seus dentes, que podem ficar um pouco mais amarelados. Ainda bem que existem formas de deixar o sorriso branco novamente! Mas pode ser também que esse incômodo aconteça durante o próprio processo. Um sorriso branco pode fazer grande diferença na autoestima, mas será que é necessário esperar até tirar o aparelho para realizar o clareamento? O dentista Vinícius Barçal responde essa questão!

Por que os dentes podem ficar mais amarelados durante o tratamento ortodôntico?

Quando se está com aparelho ortodôntico, a higiene bucal pode se tornar um pouco mais complicada. O contato dos dentes com os tecidos que fazem parte da boca fica mais difícil, o que complica a limpeza natural, feita por essas partes. Além disso, pode ocorrer uma dificuldade maior na higiene bucal durante o tratamento. Esses fatores podem levar a um acúmulo de placa bacteriana, fazendo com que os dentes fiquem manchados. Para amenizar a situação, existem itens especializados para esse momento, como a escova ortodôntica, a interdental e o passa-fio, que podem ajudar muito na hora da limpeza!

Em qual momento é indicado que o clareamento seja feito?

O clareamento dental pode ser indicado a qualquer momento para os pacientes, desde que os mesmos se encontrem em perfeita saúde bucal”, afirma Vinícius. Uma questão importante é que para que o gel seja aplicado de forma uniforme, todos os dentes devem estar bem posicionados na arcada dentária. “Em casos de má oclusões e desarranjos simples no posicionamento dos dentes, o clareamento pode ser feito previamente ao tratamento ortodôntico”, explica ele. Isso acontece pois nesses casos a posição dos dentes não irá atrapalhar o alcance do gel. “Com a evolução dos materiais dentários e os novos bráquetes de cerâmica, ter dentes brancos antes da instalação do aparelho pode minimizar o desconforto estético de estar utilizando aparelho ortodôntico”, garante.

Posso clarear os dentes durante o tratamento ortodôntico?

Segundo Vinícius, hoje em dia também já é possível realizar o clareamento próximo ao fim do aparelho ortodôntico, quando os dentes já estiverem bem posicionados, mesmo ainda com o aparelho instalado na boca. “Nesse tipo de clareamento de consultório, o gel clareador age de maneira difusa no dente, então ao penetrar irá clarear todo o elemento, até mesmo a parte que está por baixo dos bráquetes, sem contato direto com o gel”, esclarece. No entanto, é sempre bom ressaltar que por dificultar a higienização e criar uma maior área de acúmulo de placa bacteriana, os bráquetes podem levar a um maior amarelamento dos dentes, é mais indicado que se espere até o fim do tratamento.