A higiene bucal não se trata apenas da escovação. Efetuar somente esse hábito não é suficiente para manter os cuidados ideias. Diferente do que a maioria das pessoas fazem, o momento de limpeza da cavidade bucal deve incluir o fio dental, em geral, indicado como o primeiro passo da higiene, escovação com creme dental e limpeza da língua. Entretanto, não é raro ver que muita gente pula o fio, mesmo ele sendo super importante e eficiente para manter sua saúde em dia. Se você está nesse grupo, está na hora de repensar essa atitude. O Sorrisologia separou quatro características sobre ele. Confira e surpreenda-se!

1) O fio dental é essencial na limpeza

A cerdas da escova de dentes não conseguem alcançar determinados locais na cavidade bucal. Por isso, fazer apenas a escovação não é suficiente. Usar o fio dental é a maneira de chegar até esses pontos. Assim, o item ajuda na remoção da placa bacteriana e retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Por isso, o uso do fio dental é essencial. Vale lembrar que o acúmulo de placa é prejudicial para sua saúde bucal, podendo dar origem a problemas com mau hálito e doenças na gengiva, por exemplo.

2) Use uma vez ao dia e veja a diferença

É recomendado que se escove os dentes após as principais refeições. No entanto, o fio dental sendo usado apenas uma vez ao dia já garante que sua boca fique protegida. A dica é optar pelo uso à noite, após o jantar ou sua última alimentação. Dessa maneira, você elimina os resíduos que estavam entre os dentes e fica prevenido do acúmulo de placa.

3) É bem simples de usar, não tem erro!

A maioria das pessoa não faz uso do fio dental por pura preguiça. Porém, passar o item é muito mais simples do que você pensa. Pegue o fio e encaixe entre dois dentes. Então, faça o movimento de vai e vem, indo de cima para baixo, esfregando de maneira contínua. É importante ressaltar que o fio dental deve chegar até a linha da gengiva para ser feita a higiene ideal. Desta forma, o segredo da passagem perfeita está no jeito e nada tem a ver com força, ok? Isso pode acabar causando algum ferimento. Fique atento!

4) Existem diversos modelos para todos os tipos de sorriso

Você não precisa ficar preocupado, existe um tipo ideal de fio dental para cada necessidade bucal. Para isso, é indicado conversar com o seu dentista para encontrar o melhor item. Além disso, o profissional irá ensinar a usá-lo corretamente. O importante é que, seja qual for o escolhido, você faça uso diariamente. Destacamos alguns tipos para você conhecer:
- múltiplos filamentos: é o modelo tradicional;

- filamento único: ideal para quem possui uma arcada ajustada, ele é mais fino e achatado;

- super floss: se você tem aparelho ortodôntico ou implante, esse é o tipo certo para usar;

- fio com ação whitening: ele consegue fazer uma limpeza mais profunda e desliza facilmente entre os dentes. Para completar, o modelo contribui para aumentar o branco dos sorriso;

- multibenefícios: esse fio limpa seus dentes e ainda ajuda a prevenir doenças gengivais.