Dentes mais brancos e alinhados é o que leva diversas pessoas às consultas odontológicas. No entanto, a saúde bucal não está restrita apenas à aparência estética. A gengiva é um elemento essencial da estrutura bucal, responsável por revestir o osso e sustentar os dentes. Por isso, uma atenção redobrada deve ser direcionada aos cuidados com ela. A dentista Dayany Sehnem explica sobre a importância dos cuidados com esse tecido para uma boa saúde bucal.

Importância de uma gengiva saudável para a saúde bucal

Um belo sorriso não depende somente dos dentes esteticamente brancos. A boa aparência depende também de cuidados com a saúde da gengiva. “Uma higiene oral correta pode prevenir várias doenças nessa região, como a gengivite e periodontite”, explica a dentista. A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva. Esta condição é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nesse local e nos dentes, normalmente decorrente de uma escovação deficiente. O problema pode surgir de maneira espontânea, sangramento durante a escovação, uso do fio dental, gosto metálico na boca ou vermelhidão e edema na gengiva.

Quando não há o tratamento da gengivite, o quadro pode piorar

Há situações em que o paciente não trata adequadamente a gengivite, podendo vir a evoluir para uma periodontite. Nesses casos, trata-se da fase da doença periodontal - que também é mais grave. Ela afeta as estruturas de base dos dentes por conta do acúmulo de placa, o que pode causar retração gengival, mobilidade e perda dentária. A profissional ressalta que a gengiva inflamada pode comprometer ainda a saúde geral. Foi comprovado cientificamente que a ocorrência de doenças periodontais pode contribuir também para a piora de outros problemas, como diabetes, doenças cardiovasculares e favorecer o parto prematuro.

A importância de seguir o cuidados passados pelo dentista

Tanto os danos estéticos quando a perda dos elementos dentários são consequências das doenças periodontais. "É importante que seja realizada uma higiene oral eficiente todos os dias evitando, assim, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes”, alerta a odontologista. Esses problemas tornam-se perigosos, pois, geralmente, a maioria dos pacientes não sabe que está sofrendo de um quadro de doença periodontal. E também, essa patologia pode vir a comprometer outros funcionamentos do corpo. “Além dos cuidados diários, é de suma importância fazer visitas regulares ao dentista”, ressalta a Dayany. Desse modo, será possível uma maior agilidade no diagnóstico e início do tratamento adequado.

Quais cuidados são indicados para uma gengiva saudável?

O grande causador das doenças periodontais é a placa bacteriana não removida e a falta do uso diário de fio dental, formando assim o chamado tártaro (cálculo dental), que endurece na superfície do dente. Para retirá-lo é preciso o uso de instrumentos especiais durante a consulta ao dentista. Além disso, os cuidados com a saúde da gengiva devem ser diários, feitos por você mesmo, como uma escovação eficiente e uso do fio dental depois das refeições.