A placa bacteriana é uma velha inimiga de um sorriso saudável. Quando está concentrada em grandes quantidades nos dentes e não é removida de forma correta pode causar o tártaro e desencadear diversas doenças bucais. Esse quadro é recorrente e pode deixar uma sensação rugosa, como uma espécie de película transparente no dente. Porém, será que esse problema também atinge diretamente a saúde bucal das crianças? Conversamos com a dentista Lilian Dias que explica quais as principais causas da placa bacteriana na cavidade bucal e qual a melhor forma de preveni-la.

Crianças também possuem placa bacteriana? De que maneira pode surgir?

A placa bacteriana não escolhe um paciente com uma idade específica, ela pode estar presente em todas as fases da vida. As crianças também correm o risco e o seu aparecimento está relacionado diretamente com a higiene bucal inadequada. “A principal maneira de evitar esse problema é através da orientação e da motivação correta para o uso do fio dental e da escovação”, explica Lilian. Além disso, é importante que os pais acompanhem a forma como seus filhos estão escovando seus dentes para, assim, orientá-los a executar de maneira correta a limpeza bucal.

Como evitar a placa bacteriana em crianças?

Ninguém está livre do problema, mas a boa notícia é que as formas de prevenção são mais simples do que parece. Através das consultas, onde o dentista dará as informações necessárias para os pais e responsáveis entenderem como deve ser executada a escovação. “Como as crianças não possuem maturidade motora suficiente para realizarem uma higienização adequada, os pais ficam encarregados de ajudar seus filhos nesse momento”, completa a dentista.

E quando a placa bacteriana já se instalou, o que deve ser feito?

Quando a placa já está instalada na cavidade bucal, a criança deve ser levada imediatamente ao odontopediatra para que o profissional a remova. “Através de uma profilaxia, prevenção da doença, o dentista deverá orientar o responsável sobre quais são os cuidados indicados para a remoção da placa” , completa Lilian. Qual a escova ideal, a maneira correta e os horários ideias para a escovação são algumas das recomendações. Além disso, uma alimentação saudável ajuda a prevenir e a remover naturalmente a placa dental.

A presença da placa bacteriana na dentição infantil pode acabar gerando algumas complicações na saúde bucal. Quando não eliminada ela pode levar a diversos problemas como cárie e mau hálito, tanto em crianças quanto em adultos. Por isso é importante estar atento para prevenir que essas doenças se desenvolvam.