Sentir dor de cabeça recorrentemente ou perceber trincas nas bordas dos dentes não é algo normal. Esses são alguns dos indicadores de um quadro de bruxismo. Graças aos tratamentos desenvolvidos, a doença pode ser tratada de forma que o paciente recupere a forma dos seus dentes por meio de técnicas da odontologia estética. A grande queridinha do momento tem sido as lentes de contato dental, mas será que elas são as mais indicadas para estes casos? O dentista Djalma Faria Neto explica as melhores soluções.

Entenda mais sobre o bruxismo

O bruxismo é uma disfunção, na maioria dos casos involuntária, de ranger e apertar os dentes. Por conta desse ato contínuo, o paciente pode desenvolver outros problemas de saúde. Dessa maneira, a doença deve ser tratada imediatamente. “Além do desgaste dos dentes, o paciente com bruxismo também pode sofrer com dor de cabeça, dor na musculatura da mastigação, fratura dos dentes, disfunções da ATM e até problemas de canal”, explica o dentista. O bruxismo tem maior frequência durante o sono. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, já que o período que acontece dificulta a percepção. É interessante pedir às pessoas que dormem próximo a você para observar o ato durante seu sono.

O bruxismo pode afetar as lentes de contato dental?

Devido ao excesso de força exercido entre os dentes, os pacientes com bruxismos possuem indicações especiais para os tratamentos estéticos, como em relação ao uso de lentes de contato dental. Isto porque a disfunção pode acabar resultando em problemas nas peças. “No caso do bruxismo, o paciente normalmente aperta os dentes inconscientemente inúmeras vezes, o que facilita esse fenômeno danoso”, destaca Djalma. Assim, a pressão provocado pelo apertar dos dentes pode ultrapassar a capacidade máxima de resistência mecânica das unidades colocadas. “Restaurar os desgastes provocados pelo bruxismo com lentes de contato dental não é o indicado, pois pode ocorrer fraturas e descolamento constantes das lentes de contato dental”, completa.

Existem outras opções estéticas para os pacientes com bruxismo

É comum que o bruxismo acabe provocando danos às estruturas dentais. Por isso, os pacientes, recorrentemente, procuram por opções de restaurações. No entanto, como explicado acima, as lentes de contato de dental não são a melhor opção. Pensando nisso, é possível recorrer a outras possibilidades para trazer o sorriso de volta. O dentista listou alguns tratamentos que podem solucionar os problemas causados pelo bruxismo: “Restauração em resina composta, restauração em porcelana, faceta laminada em porcelana e prótese dentária”, listou. Sempre lembrando que é preciso consultar-se com um profissional sobre o assunto. Pois, dessa maneira, ele avaliará seu caso e poderá indicar o melhor tratamento para o paciente.