Todos os dias, pelo menos três vezes, você escova os dentes. Fazer isso em frente ao espelho com boa iluminação e utilizando a ferramenta ideal traz um monte de vantagens para sua boca. Mas você tem ido ao dentista para descobrir e se atualizar das técnicas de como cuidar deste universo bucal? Existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas e, de repente, você pode até achar que está tomando as medidas preventivas corretas, mas não está. O que acha de perguntar ao dentista e tirar este ponto de interrogação da cabeça? Conheça os cuidados que é preciso ter com o seu sorriso.

Chupar balas ou mascar chicletes evitam o mau hálito?

Quando acabamos de acordar ou até mesmo comer uma refeição bem temperada, é normal ficar com mau hálito. Só que muita gente costuma esconder esse cheiro ruim com uma bala de menta ou mascando chiclete. Na verdade, essas guloseimas só disfarçam, mas não acabam com o odor. "O que evita o mau hálito é você estar com a boca limpa", explica a ortodontista Andréia Cotrim. E para isso, é preciso escovar e passar o fio dental. Lembre-se: a higiene bucal é insubstituível.

O que é tártaro e como tratar?

O tártaro é o processo de envelhecimento da placa. "Quando você come um alimento, ele deixa uma placa bacteriana sob os seus dentes que com o passar do tempo, se não for retirada com a escovação e o fio dental, vai envelhecendo". Ela vai se tornando mais dura até formar o tártaro. Esse cálculo, normalmente, fica bem próximo da gengiva e tem a coloração escurecida. Quando chega a este ponto, Andréia diz que não dá para remover com a higiene bucal, é preciso procurar um especialista para o tratamento correto. Se você não está a fim de ter tártaro, pratique sempre a limpeza dos dentes.

Como a falta de dentes pode prejudicar a saúde bucal?

Muitas vezes quando você perde um dente, o adjacente pode inclinar, entortar ou até instruir (quando ele desce um pouco da posição normal). "Isso tudo acaba dificultando a higiene bucal em certas partes do sorriso", atenta a profissional. Mas existem tratamentos que te ajudam a não passar por isso. Um exemplo é a colocação de próteses ou implantes dentários.

Meu dente siso deve ser extraído?

Para saber se deve ou não tirar seu dente do juízo, você precisa fazer uma avaliação muito rigorosa com o dentista. "Muitas vezes o siso está mal posicionado, ou seja, no sentido incorreto para ele nascer na boca". Nestes casos Andréia diz que é melhor extrair, pois o dente não vai sair de forma adequada.

Só que nem toda situação é a mesma. Algumas pessoas têm o espaço adequado e os dentes conseguem nascer normalmente. Por outro lado, eles também podem atrapalhar na mordida do paciente provocando desvios e dores na articulação temporomandibular (ATM). Na dúvida sobre qualquer assunto referente à saúde bucal, pergunte ao dentista.