Já faz um tempo que você não está satisfeito com seus dentes. Aquele olhar para o espelho não se torna o mesmo ao mostrar o sorriso, parece até que falta alguma coisa. Se o motivo desse desprazer for a cor dos seus dentes existe uma solução: o clareamento dental. É um procedimento bem tranquilo, que não dói nada e pode ser feito na cadeira do dentista ou em casa, seguindo as instruções do profissional. Antes de fazer, quel tal conferir as dicas que o Sorrisologia preparou pra você junto com a especialista Juliana Sobral?

A preparação para o clareamento

O primeiro passo para quem deseja fazer o branqueamento dos dentes é procurar um profissional capacitado e experiente no assunto, como explica Juliana. "Tudo isso para uma correta avaliação dentária e decidir o tipo de clareamento a ser usado, que pode ser caseiro ou no consultório". Mas, antes de partir para o procedimento, é necessário realizar uma profilaxia dental. Essa limpeza remove o acúmulo de placa e possíveis tártaros para dar início ao tratamento clareador.

Qual é a melhor opção?

Como já foi dito aqui no Sorrisologia, existem duas formas de clarear os dentes: o tratamento caseiro e no consultório. O primeiro é feito com o auxílio uma moldeira. "Usada em casa no período da noite por 2h a 4h, dependendo da cor do dente e do gel a ser utilizado, seguindo a orientação do dentista". Já o outro, tem uma concentração mais forte. "Feito com peróxido de hidrogênio a 35%, e dura de uma a quatro sessões". As duas opções são seguras e o melhor tratamento será aquele que o dentista escolher para você.

Nada de alimentos e bebidas pigmentadas

Após cada sessão é importante o comprometimento do paciente em relação ao tratamento à sua dieta. "Evitar, principalmente, alimentos e bebidas com corantes, como, por exemplo, refrigerantes de cola, chá preto, açaí, dentre outros". Você não quer ficar com os dentes coloridos ou manchados por isso, não é mesmo? Respeite esse limite durante o tempo determinado pelo dentista e quando o clareamento estiver completo, cuide do seu sorriso com bastante carinho e higiene bucal.

Para ter dentes brancos, confira o passo a passo:

1) Procure um dentista de confiança para uma avaliação odontológica. Depois desta análise, ele vai decidir o melhor tipo de tratamento para clarear seus dentes.

2) O segundo passo é a realização da profilaxia dental para remover as placas ou possíveis tártaros.

3) Chegou o grande dia. No consultório o tratamento costuma durar de uma a quatro sessões. Já o caseiro, leva de 2 a 4 horas com a moldeira. Tudo isso com orientação do dentista.

4) Após as sessões, o paciente precisa evitar alguns alimentos que mancham os dentes como açaí, chá de hibisco e refrigerantes. 

5) Depois do tratamento, você precisa cuidar sempre do seu sorriso. Pratique uma higiene bucal caprichada com produtos que intensifiquem a cor dos seus dentes.